Páginas

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho //

quarta-feira, 23 de agosto de 2023

Secretária de Saúde, Alessandra Noé, fala ao blog sobre os serviços do Hospital José Dantas em Carnaíba. Ouça

Em entrevista a este blogueiro e locutor, a Secretária de Saúde, Alessandra Noé, falou de todos os serviços que estão sendo ofertados diariamente no Hospital Municipal Dr. José Dantas Filho, em Carnaíba, no Sertão de Pernambuco.

Alessandra lembrou o que era antes, quando os carnaibanos tinham apenas uma Unidade Mista que oferecia apenas atendimentos básicos, e com a chegada de Anchieta tudo mudou, e desde então foi construído o hospital municipal, sendo o primeiro serviço de saúde implementado desde de 2005 quando o gestor assumiu a prefeitura.

Com este avanço, vários serviços passaram a ser oferecidos e grandes profissionais foram contratados, mudando consideravelmente a saúde de Carnaíba, por conta da estrutura muito grande que o equipamento de saúde oferece.

A secretária disse que nos dias de hoje, tem uma produção ambulatorial com uma média mês de mais de 20 mil procedimentos realizados, incluindo atendimentos médicos, serviços da enfermagem, administração de medicamentos, realização de exames e outros. De janeiro deste ano até julho, foram realizados mais de 100 mil procedimentos, segundo dados informados ao DATASUS.

A unidade hospitalar conta com dois médicos de plantão, de segunda à sábado, sendo um de 12h, que têm início às 7h da manhã e vai às 19h, e o outro de 24h, este é o suporte médico para atender melhor a população.

Alessandra destacou as transferências, que todas as vezes que chega um paciente com quadro crítico, a unidade entra em contato com a central de regulação do Estado, para uma unidade de maior porte, e dependendo disso, a central recomenda o local da transferência e a necessidade do acompanhamento do profissional médico, é ai onde ocorre uma dificuldade, por que pode ocorrer duas ou três transferências no mesmo dia, e o profissional têm que acompanhar o paciente, com isso, a unidade fica sem o médico por esta questão, e Alessandra garantiu que a escala é completa.

Nunca ocorreu do Hospital Zé Dantas estar sem médico, ou apenas com um, quando acontece as transferências durante o dia, existe uma mobilização da direção em busca de um médico substituto.

O hospital conta com mais de 120 funcionários e serviços como: 32 leitos, Laboratórios de Análises Clínicas ofertando 27 tipos de exames, com dois bioquímicos, serviço de Raio-X, sala vermelha equipada, sala de telemedicina com a realização de eletrocardiograma, bloco cirúrgico que faz uma média de 30 cirurgias por mês, que envolve de 20 a 22 tipos, Samu e muitos outros serviços.

Ouça a entrevista na íntegra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário