Os recursos do FNDE vão beneficiar três parques em Xique-Xique e Gentio do Ouro, na microrregião de Irecê, contribuindo para impulsionar a energia eólica no Nordeste.
A expansão da energia eólica no Nordeste avança com o apoio de agências de desenvolvimento regional, como a Sudene, e bancos oficiais. A superintendência acaba de liberar a segunda parcela do financiamento para três novos parques eólicas na Bahia, que vão receber investimentos de R$ 716 milhões, dos quais 398,8 milhões do fundo FNDE, administrado pela autarquia.
Essa parcela do empréstimo soma R$ 106,8 milhões que serão destinados aos parques Assuruá 5 I, Assuruá 5 II e Assuruá 5 III, localizados nos municípios de Xique-Xique e Gentio do Ouro, na microrregião de Irecê, às margens do rio São Francisco.
Os recursos foram contratados pelo Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) em 2021, tendo o Banco do Brasil como o agente operador do financiamento e responsável pelas três parcelas do empréstimo.
Danilo Cabral, que lidera a Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), ressalta que o FDNES é voltado para a realização de investimentos em infraestrutura e serviços públicos e em empreendimentos produtivos com grande capacidade germinativa de novos negócios e novas atividades produtivas.
Como contrapartida à operação, a Omega Desenvolvimento de Energia – empreendedor privado desses parques incentivados – deverá realizar diversas ações nas áreas de educação ambiental, proteção à saúde, aproveitamento de mão-de-obra local, recuperação de áreas degradadas, controle de desmatamento, afugentamento, resgate, monitoramento da fauna e relações com a comunidade (incluindo comunicação social). (Movimento Econômico)
Nenhum comentário:
Postar um comentário