O esporte desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças e dos jovens, oferecendo benefícios físicos, mentais e sociais. Quando incentivado desde a infância, as atividades físicas se tornam um hábito saudável para os pequenos, promovendo condicionamento físico, mas também aprimoramento de habilidades como disciplina, trabalho em equipe, respeito às regras, liderança e resiliência. Esses benefícios são transferíveis para outras áreas da vida, como os estudos e, futuramente, na vida profissional.
No ambiente escolar, o esporte pode ser um grande aliado na formação e desenvolvimento dos alunos. “Além de contribuir para o desenvolvimento integral, pois engloba aspectos físicos, cognitivos, emocionais e sociais, o esporte auxilia no desenvolvimento motor, na capacidade de concentração, cooperação e respeito”, afirma o coordenador de esportes do Colégio Salesiano Recife, Guilherme Negreiros.
O profissional também pontua que a prática esportiva também ajuda na construção da disciplina e da autoconfiança dos alunos. “Ao estabelecer metas e se dedicar aos treinos, os estudantes aprendem a perseverar diante das dificuldades e acreditar em seu próprio potencial. Essas habilidades são essenciais para enfrentar os desafios acadêmicos e pessoais ao longo da vida”, relata Guilherme.
A prática regular de esportes pode ajudar também no desempenho escolar, pois a atividade física estimula a circulação sanguínea e aumenta o fluxo de oxigênio para o cérebro. “Além disso, ao se engajar em atividades esportivas, as pessoas experimentam uma liberação de endorfinas, neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar e prazer. Isso resulta em uma melhora no humor, redução de estresse, ansiedade e melhora na qualidade do sono, resultando em maior disposição e energia durante a rotina de estudos”, diz o coordenador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário