Páginas

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho //

quarta-feira, 29 de novembro de 2023

Após apoiar indicação de Zanin, bancada evangélica faz campanha contra Dino no STF

Indicado pelo presidente Lula (PT) ao Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro da Justiça Flávio Dino não deve contar com o apoio da bancada evangélica em sua aprovação pelo Senado. A ala religiosa visa dificultar sua chegada à Corte e, nos bastidores, articula uma mobilização para que os parlamentares votem contra sua indicação.

Esta dificuldade não ocorreu em junho deste ano, quando Lula indicou o ministro Cristiano Zanin. Na ocasião, a bancada teve uma série de reuniões com o então advogado, e seus líderes deram aval ao seu nome. Apesar da relação pessoal com Lula, Zanin foi descrito como um homem conservador e católico, digno da confiança entre os evangélicos.

O cenário com Dino, contudo, não é o mesmo. Atualmente com 26 dos 81 senadores, a ala tem sete senadores entre os 27 que compõem a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde ocorrerá a sabatina no próximo dia 13. São eles Esperidião Amim, Magno Malta, Flávio Bolsonaro, Otto Alencar, Renan Calheiros, Eduardo Braga e Davi Alcolumbre. Os dois primeiros já sinalizaram voto contrário a Dino e a expectativa é de que questionem Dino duramente neste rito.

Entre os senadores da ala, no entanto, quatro estão na base de apoio do presidente e, por isso, devem votar a favor do ministro da Justiça. Dois deles, Renan Calheiros e Otto Alencar, fazem parte da CCJ e já indicaram ao Globo seu parecer favorável.

Os demais 22 são dados como votos contra o aliado do petista. Para a indicação ser aprovada, é necessário maioria simples, ou seja, 41 votos entre os 81 senadores. A expectativa é de que o ex-governador do Maranhão passe com um placar apertado. Por Agência O Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário