Páginas

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho //

sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Do turismo da enocultura à produção de café: Danilo Cabral destaca pluralidade da economia do Nordeste

Garanhuns (PE) - Em agenda pelo interior de Pernambuco nesta sexta-feira (01), o superintendente da Sudene, Danilo Cabral, exaltou a diversidades das atividades produtivas do Nordeste como um dos diferenciais competitivos da região. O gestor cumpriu agenda na cidade de Garanhuns, no Agreste pernambucano, visitando, na ocasião, empreendimentos do agronegócio local, além de ouvir pleitos dos empreendedores.

Em visita à vinícola Vale das Colinas, Danilo Cabral conferiu a estrutura do empreendimento, que possui capacidade de produção entre 15 e 20 mil garrafas por ano de três variedades de uvas. O turismo associado à chamada enocultura leva até 2000 visitantes ao local por final de semana na alta estação, de acordo com o agrônomo Valter Leal, que atua na vinícola. “Esta é uma expressão da economia do vinho que tem crescido muito. E temos observado regiões do Nordeste, como o agreste pernambucano e a região do Vale do São Francisco, com ações de sucesso gerando emprego e renda”, comentou o superintendente.

Em 2022, o Nordeste conquistou a primeira indicação geográfica de vinhos tropicais, contemplando a produção do Vale do São Francisco. A certificação foi atestada pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI). Conforme explica o Ministério da Agricultura e Pecuária, a região compreende cinco municípios localizados em dois estados do Nordeste: Lagoa Grande, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, em Pernambuco; e Casa Nova e Curaçá, na Bahia.

Este cenário tem forte atuação histórica da Sudene. Em 1968, o Conselho Deliberativo da autarquia iniciou o apoio financeiro de 5 milhões de cruzeiros novos para o Projeto de Irrigação de Barra do Bebedouro, embrião do hoje projeto Pontal do Sul. À época, o perímetro inicial da iniciativa era de apenas 1500 hectares, contra os mais de 33.500 hectares existentes atualmente no projeto. (Blog do Silvinho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário