Páginas

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho //

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Transnordestina projeta transição energética com ‘trens verdes’

A transição energética nas ferrovias poderá ser a mais fácil entre os modais de logística existentes no mundo. Isso porque, para se usar outros elementos de combustão em uma locomotiva, não é necessário que se faça todo o equipamento novo, mas sim, apenas se troque o motor que terá a fonte nova.

A explicação foi dada pelo gerente de manutenção da Transnordestina Logística S.A., Rafael Paiva, durante um dos painéis da 18ª edição da Expolog, que ocorreu na última semana, intitulado "Transição energética no transporte".

Ele explica que, no mundo, 90% das ferrovias ainda utilizam combustíveis fósseis para a operação de cargas, mas que há, sim, uma preocupação e um trabalho voltado para as questões ambientais e de geração de resíduos. "Por isso a transição energética é um trabalho muito forte que vem se desenvolvendo."

Para Paiva, no Brasil, as novas matrizes energéticas trazem também uma grande oportunidade de desenvolvimento para o modal ferroviário trazendo uma eficiência energética para o transporte nacional.

Apresentando o modelo de arquitetura da locomotiva, ele conta que desde 1960 as locomotivas já utilizam a tração elétrica, mas que para isso elas precisam do motor de combustível fóssil para gerar a energia.

"Por isso acredito em uma maior facilidade de adaptação que a ferrovia terá. No caso do hidrogênio verde (h2v), se tira o motor que existe hoje e o tanque e substitui por reservatório e motor que garanta a combustão de hidrogênio. Se vou para o elétrico, tira o motor existente e coloca as baterias. Então, a adaptação técnica, não necessariamente precisará de grandes estudos de engenharia e com poucos recursos vamos conseguir pegar o atual ativo e fazer a evolução tecnológica, sem precisar comprar tudo novo." veja matéria na íntegra aqui no Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário