Páginas

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho //

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Inmetro passa a exigir certificação de dispositivo de segurança na fabricação e comércio de placas solares

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) firmou parceria com o Corpo de Bombeiros de todo o país, por meio do Comitê Nacional de Combate a Incêndio (Conaci), que trata da regulamentação de dispositivos de segurança para fabricação e comercialização das placas fotovoltaicas de energia solar.

Com isso, a partir da publicação da Portaria do Inmetro n° 515, de 10 de novembro de 2023, sobre o aumento da segurança no sistema fotovoltaico, prevenindo incêndios, o consumidor que adquirir o kit de placas solares deve observar a certificação do Inmetro. Isso vai garantir que os produtos atendam às normas de segurança e proteção dos usuários.

Reafirmando a parceria com o Corpo de Bombeiros, o presidente do Inmetro, Márcio André Brito, recebeu nesta quinta-feira (8), na sede do Instituto, em Brasília o presidente do Comitê de Nacional de Combate a Incêndio (Conaci), coronel BM Reinaldo Acris Menezes. Ele estava acompanhado do tenente-coronel QOBM Erenildo dos Santos, membro do Conaci, e da área de relações governamentais do Instituto Nacional de Energia Limpa (Inel), Renata Reges.

A placa de energia solar fotovoltaica – também conhecida por painel solar fotovoltaico ou módulo fotovoltaico – é o equipamento que, dentro de um sistema de energia solar fotovoltaico, vai captar a luz do Sol e transformá-la em energia elétrica. Por: Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário