Nesta quinta-feira à noite, o Ministério da Saúde começou a distribuir as doses da vacina da dengue Qdenga, da farmacêutica japonesa Takeda, para uma primeira parte dos 521 municípios selecionados para serem contemplados pela campanha inédita de imunização contra a doença no Sistema Único de Saúde (SUS).
Neste primeiro momento, um lote inicial com 712 mil aplicações é enviado a nove estados (GO, BA, AC, PB, RN, MS, AM, SP e MA) e o DF, que juntos representam 315 das 521 cidades escolhidas (60%). Brasília e e Goiás, que estão em estado de emergência pela alta da dengue, receberam as primeiras unidades ontem, e os demais vão receber ao longo dos próximos dias. No DF, a aplicação das doses deve começar já nesta sexta-feira.
"A operação logística do Ministério da Saúde irá trabalhar ininterruptamente nos próximos dias para garantir a entrega o mais breve possível", diz a pasta. "Conforme a entrega de novas remessas, a previsão é que todos os 521 municípios recebam doses para a vacinação da faixa etária de 10 a 11 anos até a primeira quinzena de março".
O público-alvo da campanha neste ano engloba jovens de 10 até 14 anos, mas a pasta diz que vai começar a vacinação pelos de 10 a 11 por representarem o maior índice de hospitalização pela dengue. Além disso, afirma que pela entrega das vacinas ser escalonada durante o ano, a estratégia "permite que mais municípios recebam as doses neste primeiro momento".
Ao longo do ano, o Ministério tem acordado com a Takeda a entrega de 6,5 milhões de imunizantes, quantidade suficiente para proteger 3,2 milhões de brasileiros e que "garantirá a vacinação de todo o público-alvo, de 10 a 14 anos, nos municípios selecionados, ao longo dos próximos meses, de forma progressiva". Por Agência O Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário