Páginas

quarta-feira, 13 de março de 2024

Carnaíba: Um Farol de Alfabetização no Sertão Pernambucano

Recentemente, Carnaíba celebrou conquistas significativas que evidenciam a eficiência do processo de alfabetização no município. Em 07 de março, o Tribunal de Contas do Estado revelou os resultados do ICA/TCE (Índice de Compromisso com a Alfabetização), posicionando Carnaíba entre os três primeiros colocados em Pernambuco, destacando-se como o único representante da região sertaneja com a expressiva nota 9, ao lado de Recife e Igarassu.

No subsequente dia 08 de março, foram divulgados os resultados do IFL – Índice de Fluência Leitora, medidos pelo CAED – Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação. Essas duas avaliações corroboram que o meticuloso planejamento e monitoramento executados pelo município estão alcançando o objetivo primordial: assegurar que os alunos adquiram fluência na leitura na idade apropriada.

Os dados do IFL indicam um avanço nos índices de desempenho e crescimento de Carnaíba. No início do ano letivo, uma avaliação diagnóstica é aplicada aos alunos do ciclo de alfabetização. Com base nesses resultados, identificamos aqueles que já apresentam a fluência desejada e os que enfrentam maiores desafios. Este diagnóstico é individualizado, assim como o plano de ensino desenvolvido para cada estudante.

Ao término do ano, uma nova avaliação é realizada. Um exemplo notável é uma das escolas do município que, no início do ano, contava com 21% dos alunos no nível pré-leitor, 66% no nível iniciante e apenas 13% como leitores fluentes. Ao final do ano, os números evoluíram para 6% pré-leitor, 31% iniciante e 63% fluentes.

“A diversidade de ritmos e necessidades é uma realidade, mas estamos convictos de que todas as crianças são capazes de aprender,” declara a secretária de Educação, Cecília Patriota. Um aspecto positivo em Carnaíba é que muitos alunos já ingressam no ciclo de alfabetização (1º e 2º anos) com habilidades de leitura.

Esse progresso é impulsionado pelo crescente número de crianças matriculadas na creche e pré-escola, onde são introduzidas à leitura de maneira lúdica e rotineira. Em uma visita recente à creche, em 12 de março, observamos uma atividade criativa: uma sopa de letrinhas servida no lanche, estimulando os pequenos a identificar as letras do alfabeto em meio à refeição, com exclamações entusiasmadas como “Encontrei a letrinha O” e “Encontrei a letrinha A”.

Para assegurar que todas as crianças em idade escolar estejam integradas ao sistema educacional, a Secretaria de Educação mantém uma parceria estratégica com a Secretaria de Saúde. Por meio dessa colaboração, são obtidos relatórios detalhados sobre o contingente infantil, permitindo um eficiente cruzamento de dados entre crianças em idade escolar e aquelas já matriculadas.

Esse processo é fundamental para identificar crianças que ainda não estão inseridas no ambiente escolar e iniciar a busca ativa necessária para sua inclusão. Essa iniciativa é crucial para monitorar e promover o acesso universal à pré-escola, garantindo um começo de vida acadêmica sólido para todos.

Em 2024, dados recentes mostram que, das 664 crianças de 1 a 3 anos no município, 560 estão matriculadas na escola, representando 84,33%. Na faixa etária de 4 e 5 anos, os números são ainda mais impressionantes: das 537 crianças locais, 631 estão na escola, refletindo a demanda contínua por vagas de famílias de municípios vizinhos e até mesmo da Paraíba.

Anualmente, escolas de Carnaíba são reconhecidas como destaques no Estado. Esses resultados são fruto de um sistema coeso que envolve gestores, coordenadores, professores e famílias. A equipe pedagógica da Secretaria de Educação junto com a coordenação das escolas planejam semanalmente com professores, monitoram o desenvolvimento dos alunos, além de desenvolver um programa de formação continuada que dá o suporte necessário aos professores no desenvolvimento da prática pedagógica.

Esses índices notáveis só foram possíveis também graças a dedicação e compromisso dos professores e participação ativa de todos esses colaboradores. Juntos, testemunhamos a educação de Carnaíba se destacar como referência em Pernambuco e em todo o país. (Blog do Alberes Xavier)

Nenhum comentário:

Postar um comentário