Páginas

terça-feira, 23 de abril de 2024

SES disponibiliza teleinterconsultas pediátricas para municípios pernambucanos

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) deu início, no dia 15 de abril, ao serviço de Teleinterconsulta Pediátrica. Um dos pilares do Plano de Contingência das Doenças Respiratórias Sazonais na Infância, lançado este ano pela SES-PE, a Teleinterconsulta Pediátrica é composta por médicos pediatras da rede estadual de saúde. Eles estão aptos a discutir casos relacionados às doenças respiratórias nas crianças, comuns nesta época de sazonalidade.

O serviço de Teleinterconsulta disponibiliza pediatras 24h por dia, que atendem profissionais que estão na linha de frente da assistência, orientando e encaminhando cuidados propícios no período da sazonalidade, que começou em março e se estende até agosto. Durante o atendimento, feito apenas de forma remota, é realizada a discussão dos casos e, então, define-se como abordá-los na prática.

Com esse formato, por exemplo, a estratégia é um guia das equipes no manejo clínico de pacientes em situações de emergência ou internação, com intuito de orientar sobre as condições dos pacientes, otimizar e dar maior assertividade ao atendimento e prevenir agravamento dos casos. As teleinterconsultas ocorrem entre grupos de profissionais para todo o Estado de Pernambuco.

Para atravessar a sazonalidade dos vírus respiratórios no Estado, a SES-PE tem atuado em várias frentes, muitas priorizando a prevenção, e a Teleinterconsulta é uma delas. Este ano, a Secretaria abriu leitos de terapia intensiva e enfermaria, com perfil de cuidados respiratórios, em diversas localidades do Estado, a fim de descentralizar os atendimentos infantis.

“Desde que lançamos o Plano como forma de prevenção, temos preparado diariamente o sistema de saúde como um todo para atender à população. Trata-se de uma demanda histórica da saúde, o aumento dos casos de doenças respiratórias nesta época. Então, além de abrirmos novos leitos, temos uma série de ações em curso, como a capacitação de profissionais, a organização de unidades sentinelas na atenção primária e a vacinação. Esse atendimento da atenção primária, da enfermaria e do hospital na telessaúde só reforça nosso compromisso”, explicou secretária de saúde do Estado, Zilda Cavalcanti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário