Governadores e governadora, além de outras autoridades dos estados do Nordeste e integrantes da Apex Brasil, tiveram um primeiro dia de Missão Internacional do Consórcio Nordeste com reuniões e encontros bilaterais em Roterdã, na Holanda, nesta segunda-feira (13). O objetivo foi prospectar parcerias e futuros projetos para reforçar o papel do Nordeste Brasileiro como líder no processo de transição energética no país.
O dia das autoridades nordestinas começou com uma reunião envolvendo a Associação Brasileira da Indústria do Hidrogênio Verde (ABIHV). Durante as discussões, foram apresentadas as potencialidades do Nordeste e discutidas formas de ampliar os investimentos em energias renováveis para a região. O encontro contou com a presença da governadora do Rio Grande do Norte e presidenta do Consórcio Nordeste, Fátima Bezerra, e dos governadores Paulo Dantas (AL), Jerônimo Rodrigues (BA), Rafael Fonteles (PI), Fábio Mitidieri (SE) e so vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão. Além de Fernando Hollanda, secretário-chefe da Assessoria Especial da Governadora Raquel Lyra e
Relações Internacionais de Pernambuco e do superintendente da Sudene, Danilo Cabral.
Em seguida, a comitiva do Nordeste seguiu para conhecer as principais tendências em desenvolvimento sustentável e energias renováveis, no World Hydrogen 2024, que está sendo realizado em Roterdã, e é considerado o maior e mais sênior encontro global sobre hidrogênio e sua cadeia de valor. Há ainda agendas em Amsterdã, capital do País.
Cada estado do Nordeste também participou de reuniões bilaterais para discutir parcerias importantes para o desenvolvimento de políticas ambientais para a região.
"As potencialidades em energias renováveis e hidrogênio verde estão sendo apresentadas a novos investidores. A ideia é que possamos atrair cada vez mais investimentos para a região e, assim, liderar o processo de transição energética no Brasil. O Nordeste é pioneiro quando o assunto são energias renováveis e essa Missão Internacional está sendo uma grande oportunidade de ampliarmos cada vez mais essa nossa tendência", destacou Fatima Bezerra.
Ao longo do dia, os integrantes do Consórcio Nordeste participaram da apresentação da Netherlands Enterprise Agency sobre a Greenport Partnership e tiveram encontro com a empresa HY-5 para discutir estratégias de produção de hidrogênio desenvolvidas no Norte da Alemanha, último destino da Missão Internacional do Consórcio Nordeste, nesta semana.
"Outra discussão importante que estamos tendo com diversos players é a questão da produção e exportação. Temos portos importantíssimos na região Nordeste, como Suape (PE) e Pecém (CE), por exemplo, é com investimentos de ponta, conseguiremos nos tornar grandes des produtores desta fonte de energia verde. Muitas empresas têm se interessado e começado a investir na produção de hidrogênio verde nos estados do Nordeste. E queremos ampliar mais isso", acrescentou a presidenta do Consórcio Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário