A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) atuou em múltiplas frentes, nos últimos dias, para garantir maior tranquilidade ao folião neste Carnaval 2025. O resultado da intensificação das atividades, ofertando serviços diversos à população – Operação Lei Seca (OLS), abordagens educativas de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e reforço nas escalas das grandes emergências do Estado – foi um Carnaval que transcorreu sem maiores complicações relativas à saúde, tanto na Região Metropolitana do Recife (RMR), quanto nos polos do Interior.
O monitoramento ficou sob a responsabilidade do Centro Integrado de Operações Conjuntas de Saúde (Ciocs), sediado na SES-PE, no bairro do Bongi. O organismo, que continua em regime de plantão até a sexta-feira (07/03), acompanhou as ações de saúde envolvendo os grandes públicos que participaram do Carnaval 2025.
Entre os registros coletados pela equipe do Ciocs durante o período carnavalesco, foram notificados 4.626 atendimentos, sendo 1.043 (22,5%) de espectadores, 3.289 (71,1%) de público geral e 88 (1,0%) de trabalhadores. A distribuição dos registros foi a seguinte: sábado (775 atendimentos – 16,8%), domingo (936 – 20,2%), segunda-feira (1.220 – 26,4%), terça-feira (1.083 – 23,4%) e Quarta-Feira de Cinzas (612 – 13,2%).
O Ciocs coletou dados de 24 pontos de monitoramento. Em relação ao número de notificações, a I Região de Saúde (Geres) foi responsável por 79,0% dos registros, seguida da IV Geres (7,8%), XI Geres (5,8%), II Geres (3,8%) e V Geres (3,7%).
O secretário executivo de Gestão Estratégica e Coordenação Geral da SES-PE, Anderson Oliveira, destacou o planejamento antecipado da pasta para garantir a assistência à população. “A Secretaria Estadual de Saúde planejou este Carnaval com antecedência e realizou diversas atuações durante todos os dias de festividade, incluindo ações educativas e fiscalização de motoristas sob efeito de álcool. Além disso, reforçamos a assistência à saúde em nossas UPAs 24 horas, hospitais estaduais e seis grandes emergências, registrando mais de 40 mil atendimentos. Tudo ocorreu dentro da normalidade, garantindo um serviço de qualidade aos pernambucanos e aos foliões que aproveitaram a festa”, afirmou.
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