O Vaticano divulgou nesta segunda-feira (28) que o conclave para escolher o substituto do papa Francisco, que morreu no último dia 21 de abril, terá início no próximo dia 7 de maio.
Segundo o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Matteo Bruni, a primeira votação, e portanto a primeira fumaça, ocorrerá no período da tarde.
A programação do dia 7 de maio prevê que todos os cardeais primeiro participem, na parte da manhã, da missa "Pro eligendo Pontefice" e, à tarde, entrem na Capela Sistina.
No momento, não há nenhum cardeal eleitor ausente para o conclave, mas “alguns deles avisaram que estão adiando sua chegada por motivos de saúde”, informou Bruni.
A data do conclave foi antecipada por fontes internas do Vaticano à ANSA, após os cardeais da Igreja Católica se reunirem em congregação pela primeira vez depois do funeral de Jorge Bergoglio, cuja cerimônia comoveu o mundo inteiro no último sábado (26).
"Temos a data do conclave, ela será comunicada", afirmou o cardeal italiano Giuseppe Versaldi ao deixar o quinto encontro após a morte do argentino.
Hoje, aproximadamente entre 180 e 190 cardeais participaram da congregação, incluindo cerca de “100 cardeais eleitores”.
"Após a oração inicial, foi feita a contagem dos presentes, houve o juramento dos cardeais que ainda não o haviam feito, seguido de cerca de vinte discursos”, relatou o porta-voz da Santa Sé. Veja matéria na íntegra no ANSABrasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário