O desembargador Eduardo Sertório, quando no exercício da presidência do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), realizou uma série de visitas institucionais às comarcas de Sanharó, na última quinta-feira (15/5), e Flores, na sexta-feira (16/5). Os encontros fazem parte do projeto “TJ PE na Estrada”, o qual tem como objetivo divulgar e conhecer pessoalmente práticas exitosas e inovadoras em diversas unidades judiciais no interior do estado.
Para o desembargador, o programa permite alcançar os trabalhos desenvolvidos por juízes e juízas que normalmente não teriam visibilidade proporcional às práticas realizadas. “O reconhecimento do trabalho dos integrantes do judiciário é muito importante para que eles possam verificar a relevância daquilo que estão fazendo. Isso tem um reflexo direto na vida da comarca, possibilitando também a aproximação da colaboração entre a unidade local do judiciário com a prefeitura, o Ministério Público e a Defensoria Pública, permitindo conhecermos melhor também a situação de cada comarca”, explica o magistrado.
Em Sanharó, o trabalho realizado inicialmente, destacou-se pela preservação da memória e pelo início das reformas com o foco na acessibilidade e conforto. O juiz da comarca, Guilherme Giangregorio, conta que “estamos fazendo a reforma do Fórum, dando mais acessibilidade às pessoas que necessitam, como idosos ou pessoas que têm alguma dificuldade de mobilidade. Destacamos também que criamos uma sala de amamentação para acolher as mães e os bebês de uma maneira confortável, digna e humanizada”. Os espaços do Fórum de Sanharó foram adequados com rampas, banheiros acessíveis e espaços amplos para trânsito de pessoas com mobilidade reduzida.
“Foi fazendo a reforma também que nós encontramos o livro de instauração da comarca, que estava guardado e esquecido no meio de arquivos de processos. Então decidimos valorizar a história do TJPE aqui no município de Sanharó e colocar em um quadro para que os cidadãos possam ver quando chegarem ao Fórum”, conta o juiz Guilherme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário