Páginas

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho //

quinta-feira, 24 de julho de 2025

Empresários discutem com Raquel Lyra os impactos do tarifaço dos EUA sobre exportações de Pernambuco

Um grupo de empresários pernambucanos se reuniu com a governadora Raquel Lyra (PSD) na tarde de ontem (23), no Palácio do Campo das Princesas, para discutir os impactos do novo pacote tarifário imposto pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, com foco nas exportações pernambucanas. O encontro contou com a presença de representantes da indústria, do agronegócio e de entidades do setor produtivo.

Durante a reunião, Raquel Lyra afirmou que a prioridade do governo estadual agora é de preservar os empregos e a atividade econômica exportadora. “Estamos em conversas constantes com setores impactados e com representantes do governo federal para garantir as exportações através de uma política de negociação internacional”, destacou a governadora.

Participaram da reunião o presidente do Grupo EQM e fundador da Folha de Pernambuco, Eduardo de Queiroz Monteiro; o presidente do Sindaçúcar-PE e da NovaBio, Renato Cunha; o presidente da Fiepe, Bruno Veloso; o presidente da Abrafrutas, Guilherme Coelho; o empresário Halim Nagem, representando o movimento Atitude PE; além de Armando Monteiro de Pontes (Usina Laranjeiras) e Thiago Siqueira (Usina Petribu). Os secretários Tulio Vilaça (Casa Civil) e Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico) também acompanharam a governadora no encontro.

Segundo Renato Cunha, o objetivo do encontro foi alinhar estratégias diante das novas tarifas norte-americanas, que atingem diretamente produtos exportados por Pernambuco, como açúcar, frutas do Vale do São Francisco e itens do setor de tecnologia da informação (TI).

Guilherme Cavalcanti destacou que o governo estadual está monitorando a situação e mantendo contato com o governo federal. “A ideia é construir uma resposta que permita ganhar tempo para negociar. Queremos buscar convergência para um adiamento ou revisão dessas medidas”, explicou o secretário.

Bruno Veloso, da Fiepe, propôs que o governo estadual articule o adiamento das novas tarifas por ao menos 90 dias, como forma de dar fôlego às empresas enquanto ocorrem as tratativas diplomáticas. Já Renato Cunha afirmou que a governadora se comprometeu a dialogar com senadores que integram a missão oficial brasileira a Washington, entre os dias 28 e 30 de julho, para reforçar a defesa dos interesses de Pernambuco nas negociações bilaterais. (Fonte: Folha de Pernambuco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário