Páginas

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho //

terça-feira, 1 de julho de 2025

Entidades públicas se comprometem com ordenamento e segurança na Expoagro 2025

A fim de estabelecer medidas para garantir a segurança pública e a organização das programações artísticas na Expoagro 2025, a Prefeitura de Afogados da Ingazeira, a Polícia Militar (PM), o Corpo de Bombeiros Militar, a Vigilância Sanitária, a Guarda Municipal e o Conselho Tutelar firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) perante o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Afogados da Ingazeira. A XIX edição do evento ocorrerá entre os dias 2 e 6 de julho, no Centro Esportivo Municipal.

Segundo a publicação, a gestão municipal deverá providenciar, no período da festividade, com auxílio da PM, o encerramento do show e o desligamento de todo tipo de aparelho que emita som, inclusive som automotivo, caixas de som particulares e paredões, no horário estabelecido, às 2h da manhã, com exceção do dia 5 de julho, quando deverá ocorrer às 2h30 da manhã.

Caberá ainda ao município ordenar a distribuição dos vendedores ambulantes, carroças de espetinhos e similares, a fim de que o comércio seja realizado tão somente nos locais previamente fixados pela organização do evento; fiscalizar e coibir qualquer infração com o apoio da PM e da Polícia Civil; disponibilizar, nas proximidades dos locais de festividades, banheiros públicos, masculinos e femininos, em quantidade suficiente para atender a demanda; e providenciar, logo após o término das festas, a total limpeza do local do evento

A Prefeitura deverá, ainda, montar estrutura permanente para o Conselho Tutelar, no intuito de acompanhar e apoiar todas as ocorrências que envolvam crianças e adolescentes; bem como providenciar atendimento médico de emergência, disponibilizando ambulância e, pelo menos, um profissional socorrista, um enfermeiro ou um técnico de enfermagem, além dos respectivos equipamentos para atendimento de urgência e ambulância de plantão; entre outras medidas.

Por meio da Secretaria de Saúde, também irá promover campanhas preventivas, distribuição de preservativos e disponibilização de ambulância no local do evento; e, pela Secretaria de Agricultura, providenciar e disponibilizar toda estrutura operacional para proibição de circulação de crianças desacompanhadas e trabalhando no local de exposição; e informar aos expositores a proibição de contratação infanto-juvenil para trabalhar no local, e que a desobediência poderá implicar a suspensão da permissão ou autorização do expositor para o evento em curso e aos demais.

Já a Polícia Militar se comprometeu a auxiliar a Prefeitura na fiscalização do uso de vasilhames de plástico pelos comerciantes e público em geral, dos flanelinhas, da venda de bebidas falsificadas e dos menores ingerindo bebida alcoólica. Além disso, deverá prestar toda segurança necessária nos locais dos eventos e outros possíveis pontos de concentração na cidade, além de instalar barreiras policiais nas entradas do local do evento com o apoio da Guarda Municipal.

À Polícia Civil, por sua vez, caberá providenciar e disponibilizar, em regime de plantão, toda estrutura operacional necessária à segurança do evento e funcionalidade da Delegacia de Polícia local durante o período da festa; enquanto que o Corpo de Bombeiros deverá disponibilizar efetivo suficiente para realizar prevenção contra princípios de incêndio.

O Conselho Tutelar deverá atuar dentro da esfera de suas atribuições legais, em regime de plantão, no ponto de apoio disponibilizado no local das festividades; e caberá à Divisão de Vigilância Sanitária providenciar o cadastro dos comerciantes de gêneros alimentícios e realizar inspeção diária em todos os pontos de venda de alimentos manipulados.

A inobservância injustificada de qualquer das cláusulas constantes no TAC implicará o pagamento de multa no valor de R$ 50 mil, sem prejuízo das sanções administrativas e penais cabíveis.

O TAC, de autoria da Promotora de Justiça Daliana Monique Souza Viana, pode ser conferido na íntegra na edição do Diário Oficial Eletrônico (DOE) do MPPE do dia 18 de junho de 2025.

Nenhum comentário:

Postar um comentário