Primeira mulher eleita senadora de Pernambuco em 2022 com proeza incomum – seu candidato a governador Danilo Cabral, do PSB, ficou em quarto lugar – a professora Teresa Leitão, ajudou a quebrar paradigmas, ao lado da governadora Raquel Lyra e da vice Priscila Krause. Pernambuco, que nunca elegeu uma mulher para prefeita do Recife , por exemplo, em um pleito só escolheu representantes do sexo feminino para os três cargos majoritários em disputa : governadora, vice e senadora.
Da mesma forma que naquele ano conseguiu dobrar a resistência do PSB, que queria colocar um petista como candidato a vice-governador e ela não abriu mão da disputa pelo Senado, Teresa tem se destacado no Congresso, segundo DIAP – Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – “pelo crescente protagonismo nas articulações políticas e decisões legislativas”. O DIAP mede todos os anos, assim como o Congresso em Foco – portal especializado na cobertura do Congresso Nacional – a atuação dos parlamentares divulgando a relação dos mais destacados que são então premiados. A senadora recebeu o prêmio nos dois primeiros anos de mandato e foi indicada, mais uma vez, para a votação deste ano.
Em Brasília, apesar da pouca experiência no Congresso – teve vários mandatos de deputada estadual antes disso – Teresa conseguiu ser eleita este ano como presidente da Comissão de Educação e Cultura, uma das mais importantes do Senado, por indicação do PT. A dedicação aos trabalhos legislativos, todavia, não a afastaram das atividades partidárias em Pernambuco e este ano conseguiu um destacado resultado nas eleições do PED ( Processo de Eleições Diretas) do PT no estado. Sem condições de vencer sozinha a eleição para a presidência estadual do partido, apoiou o candidato do senador Humberto Costa, o deputado federal Carlos Veras, mas no Recife seu candidato a presidente, o vereador Osmar Ricardo, venceu o candidato de Humberto, o ex-vereador Jairo Brito.
No cômputo geral do estado, a tendência majoritária CNB que tem Humberto como um dos seus principais líderes nacionais, venceu o PED em cerca de 60% dos municípios onde ele foi realizado mas Teresa, além do Recife, saiu vencedora em cidades como Olinda, Caruaru e Petrolina. Agora ela promete trabalhar pela unidade petista em torno do prefeito do Recife, João Campos, candidato a governador em 2026, e da renovação do mandato de Humberto. Embora Lula já tenha citado dois palanques, ela acha que isso não vai acontecer: “Lula vai apoiar João e Humberto”. (JC Online)
Nenhum comentário:
Postar um comentário