Do dia 1º a 5 de setembro, a 8ª edição da Poesia na Tela — Mostra Audiovisual de Tabira apresenta uma programação gratuita com exibições de filmes, oficinas, lançamentos de livros, mesa de glosa feminina e ações ambientais.
Além de Tabira, escolas e praças dos distritos de Borborema e Brejinho também recebem ações, ampliando o acesso e celebrando a cultura no Sertão do Pajeú. Além do foco na produção audiovisual da região, a mostra celebra seu compromisso com a diversidade, a partir de mostras temáticas em parceria com o Recifest, a Mostra Mulher de Cinema, a Cine Comunaty - Mostra de Cinema Indígena e o festival Polo Sur latinoamericano.
Criada em 2014, a Poesia na Tela nasceu como uma celebração, através do audiovisual, da cultura e da tradição poética do Sertão do Pajeú. Ao longo dos anos, o projeto vem evidenciando a pluralidade da produção local, sempre em diálogo, também, com as criações de outros locais de Pernambuco, do Nordeste, do Brasil e do mundo. Nesta oitava edição, a cidade de Tabira e distritos de sua Zona Rural recebem filmes de animação, documentários, ficção e outros gêneros.
Quando idealizamos a mostra, buscávamos obras que retratavam vidas e obras de poetas aqui do Sertão do Pajeú, essas pessoas eram personagens. Hoje, graças aos incentivos públicos, editais vemos um número crescente de diretoras e diretores contando suas próprias histórias e isso nos impulsiona mais e mais a contribuir com o cenário, afirma Devyd Santos, diretor artístico da Poesia na Tela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário