O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (6) que o chamado governo interino da Venezuela irá transferir entre 30 milhões e 50 milhões de barris de petróleo aos EUA, em uma operação envolvendo petróleo atualmente sob sanções. A informação foi divulgada pelo Valor Econômico, a partir de publicação do próprio Trump na rede Truth Social.
Sem apresentar detalhes sobre a existência de um acordo formal, Trump descreveu a iniciativa como um plano imediato para deslocar o petróleo a portos norte-americanos, vendê-lo a preço de mercado e, de forma ainda mais controversa, manter sob seu próprio controle os recursos obtidos com a venda.
Em sua postagem, Trump afirmou que o dinheiro ficará sob seu comando para “garantir que seja usado em benefício do povo da Venezuela e dos EUA”. A frase, além de expor o caráter unilateral da iniciativa, reforça um tom imperialista que historicamente marca intervenções norte-americanas na América Latina: a ideia de que Washington pode decidir o destino de riquezas estratégicas de países soberanos, inclusive definindo quem controla e como será usado o dinheiro gerado por essas riquezas.
Trump também afirmou que determinou ao secretário de Energia, Chris Wright, que execute o plano “imediatamente”, dizendo que o petróleo será transportado por navios de armazenamento e levado diretamente aos terminais de descarga nos Estados Unidos. Veja matéria na íntegra no Brasil247.
Nenhum comentário:
Postar um comentário