Páginas

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho

Publicado por Blog do Ivonaldo Filho //

sexta-feira, 28 de julho de 2023

Prefeito Anchieta Patriota recebe prêmio por Carnaíba alcançar melhores índices no IDEPE

O município de Carnaíba, no Sertão do Pajeú, mais uma vez, foi premiado por estar entre os melhores índices de Desenvolvimento da Educação de Pernambuco IDEPE- 2022, alcançando o 2º lugar na categoria Município Médio Porte – Ensino Fundamental Anos Iniciais.

O prefeito Anchieta Patriota e a secretária de Educação Cecília Patriota estiveram em Recife, na tarde desta sexta-feira (28) para receber a premiação. Entre os municípios do Sertão do Pajeú, apenas as cidades de Carnaíba e Iguaracy foram contempladas.

A premiação faz jus a todo investimento que é feito na educação no município. “Nunca tive dúvidas que este era o melhor investimento, fazemos as obras, que também são necessárias, mas é com a Educação que verdadeiramente mudamos a realidade das famílias carnaibanas”, afirmou o prefeito Anchieta Patriota.

“Esse resultado é fruto de um conjunto, passa por toda a equipe da Secretaria de Educação, pelas famílias que acompanham o desempenho dos seus filhos e pelo olhar do gestor que prioriza o investimento na Educação, sem isso, não teríamos o alcance desses índices. Acima de tudo, por trás dos números existem as pessoas, nossos alunos, é com eles que nos comprometemos, com seu aprendizado”, sentenciou a secretária de Educação, Cecília Patriota.



Anchieta Patriota inaugura Sistema Simplificado de Água no sítio Rodeador

Na tarde da última quinta feira (27/07/23) o prefeito Anchieta Patriota (PSB) de Carnaíba, no Sertão de Pernambuco, se deslocou até a comunidade do sítio Rodeador, e na ocasião, inaugurou um Sistema Simplificado de Água, que está beneficiando mais de 112 famílias.

A ação faz parte do Programa Águas de Carnaíba, que tem como objetivo, a universalização do acesso a água no município, e o poço artesiano está com uma vazão de 3 mil litros de água, por hora.

O agricultor Romildo, falou em nome da comunidade e agradeceu a ação. "Agora graças a Deus foi concluído este poço que é muito importante para todos nós da comunidade, pois trata-se de uma grande ação do governo municipal. Obrigado"

"Este sistema é uma reivindicação da comunidade, e nós perfuramos o poço com uma vazão muito boa, que estar beneficiando as famílias aqui do Rodeador. Fico feliz em estar concretizando esta entrega a população aqui da localidade", disse Anchieta. 

Presentes na solenidade: Júnior de Mocinha, Cicero Batista, Alex Mendes, Thaynnara Queiroz, Anchieta Alves, Tiago Arruda, Gordo, Romildo, Izaquele da Itã, Everaldo Patriota e a população em geral.

Concurso da Polícia Militar da Paraíba divulga edital que oferta 900 vagas e salário de R$ 4.206,87; saiba como concorrer

Foi publicado no Diário Oficial do Estado, em 28 de julho de 2023, o edital do concurso Polícia Militar da Paraíba que oferta 900 vagas para o cargo de Soldado, sendo 810 para o sexo masculino e 90 vagas para o sexo feminino. A remuneração inicial é de R$ 4.206,87, com regime de tempo integral e com dedicação exclusiva.

Os candidatos interessados poderão fazer a inscrição no período de 1º a 30 de agosto de 2023, exclusivamente no site da banca organizadora: www.ibfc.org.br.

O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 120,00, deverá ser realizado até o dia 31 de agosto de 2023. Já o pedido de isenção deverá ser feito até o dia 3 de agosto de 2023.

De acordo com o edital, o concurso terá as seguintes etapas: Prova objetiva: caráter eliminatório e classificatório
Prova discursiva: caráter eliminatório
Exame psicológico: caráter eliminatório
Exame de saúde: caráter eliminatório
Exame de aptidão física: caráter eliminatório
Investigação social: caráter eliminatório
Curso de formação: caráter eliminatório

O cronograma indica que as provas objetivas serão aplicadas em 29 de outubro de 2023. Confira as disciplinas que serão cobradas:Língua Portuguesa (15 questões)
Raciocínio Lógico (10 questões)
Geografia e História da Paraíba (10 questões)
Língua Estrangeira (10 questões)
Noções de Informática (10 questões)
Noções de Direito e Sociologia (25 questões)

Guarda Municipal de Olinda

A prefeitura de Olinda informou que as inscrições para o Concurso Público de Guarda Municipal foram reabertas. Segundo a retificação, os interessados vão ter até o dia 11 de agosto para se inscrever.

A gestão municipal considerou que o princípio da publicidade norteador da administração pública, que implica na divulgação de todos os seus atos internos e externos, por isso decidiu definir um novo prazo. Com informações do Portal de Prefeitura.

Programa Cisternas será retomado com investimento de R$ 562 milhões

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou nessa quinta-feira (27) a retomada do Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e outras Tecnologias Sociais (Programa Cisternas). Com acordos firmados e editais lançados, o investimento em 2023 será de mais de R$ 562 milhões, beneficiando 60 mil famílias.

Foram lançados dois editais para a contratação de cisternas de consumo e produção de alimentos no Semiárido e para a contratação de sistemas individuais e comunitários de acesso à água na Amazônia. Somadas, as chamadas públicas disponibilizarão R$ 500 milhões para a construção das tecnologias.

Também foi assinado um aditivo ao acordo de cooperação técnica (ACT) entre o MDS, a Fundação Banco do Brasil e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que permite retomar a parceria para a construção de cisternas no Semiárido. A iniciativa também associa a implantação das tecnologias a repasses financeiros e assistência técnica às famílias de produtores agrícolas de baixa renda pelo Programa Fomento Rural. Serão investidos pelo governo federal R$ 46,44 milhões.

Além disso, foi homologado um acordo judicial entre o MDS e a Associação Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC), que vai beneficiar 1.188 famílias e 216 escolas. Por meio do acordo, serão liberados R$ 16 milhões para a execução do Programa Cisternas atendendo famílias de baixa renda e garantindo o acesso a água de qualidade para consumo e produção de alimentos.

Execução do programa

O modelo de execução do Programa Cisternas envolve a parceria do governo federal com entes públicos e organizações da sociedade civil, via convênios ou termos de colaboração. O processo de implementação, que envolve as atividades de mobilização social, capacitação e organização do processo construtivo, ocorre a partir da ação de entidades privadas sem fins lucrativos, credenciadas previamente e contratadas pelos parceiros do MDS.

O programa começou a ser executado em 2003, atuando fortemente no Semiárido brasileiro, depois expandiu-se para outras áreas do Nordeste e atualmente tem experiências em outros biomas, inclusive o Amazônico. Segundo o MDS, em 20 anos, mais de 1,14 milhão de cisternas foram construídas em todo o país, sendo que até 2016 foram entregues mais de 1 milhão de unidades. (Fonte: Agência Brasil)

Fundação Cultural Palmares reconhece mais 23 comunidades quilombolas

Um dia após a divulgação dos dados do Censo Demográfico 2022, que pela primeira vez no Brasil entrevistou e contabilizou a população quilombola, a Fundação Cultural Palmares (FCP) emitiu 17 certificados para comunidades que se autodeclararam remanescente de quilombo. As portarias foram publicadas na edição do Diário Oficial da União desta sexta-feira (28).

Ao todo, 23 comunidades foram reconhecidas em seis estados. Sendo 11 comunidades em Minas Gerais, sete na Bahia e outras cinco nos estados de Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão e Rio Grande do Norte.

Segundo informações divulgadas pela FCP, as comunidades são certificadas em um processo autodeclaratório, sem que haja conferência, conforme é definido por convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Um decreto presidencial de 2003, que regulamenta esse processo, define essas comunidades como “grupos étnico-raciais, segundo critérios de autoatribuição, com trajetória histórica própria, dotados de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida”.

Segundo os dados revelados pelo Censo 2022, 1.327.802 pessoas se reconhecem quilombolas, o que representa 0,65% da população brasileira, presente em 1.696 municípios. Atualmente, somadas as certificações de hoje, a fundação emitiu 2.946 certidões para 3.614 comunidades.

Com as certificações, as comunidades de Ribeirão da Cachoeira, Santos Dumont, Santa Maria de Itabira, Januária, Peçanha, Marreca, Tanque, Barreirinho, Bom Jardim, Zabelê e Cristália, estão localizadas em Minas Gerais; Pedra de Amolar, Muquém, Barra Nova, Enchu, Arrecife, Fazendão e Baixão, na Bahia; Santana do Ipanema, em Alagoas; Serrano do Maranhão, no Maranhão; São Gonçalo, no Ceará; Mata do Café, em Goiás; e Primeira Lagoa, no Rio Grande do Norte passam a ter acesso as políticas públicas e assistência técnica e jurídica da Fundação Palmares. O reconhecimento também é fundamental para o processo de titulação das terras onde essa população vive. (Agência Brasil)

Concurso Dataprev tem edital publicado para níveis médio e superior; salários chegam a R$ 8.747

As inscrições do novo concurso público da Dataprev começam na próxima segunda-feira (31), com 222 vagas imediatas, além de mais de 2 mil postos para formação de cadastro de reserva. O edital do certame foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (28).

Do total de vagas imediatas ofertadas, 20 são destinadas ao Ceará, além de 161 para cadastro de reserva.

Os interessados terão até 18 de agosto para confirmar a inscrição, exclusivamente pelo site do Cebraspe, banca organizadora do certame. A taxa cobrada será de R$ 80 para ensino médio e R$ 100 para formação superior.

CARGOS E REMUNERAÇÃO

As remunerações iniciais, incluindo salário-base mais adicional de atividade, são de R$ 8.747,61 para os cargos de analista de tecnologia da informação, médico do trabalho e engenheiro de segurança do trabalho.

Há também oportunidades para o cargo de analista de processamento, com rendimento inicial de R$ 7.887,35, e para as funções de auxiliar de enfermagem e técnico de segurança do trabalho, ambos com rendimento mensal inicial previsto de R$ 3.713,12.

Além do salário-base e do adicional de atividade, os contratados terão direito a: Auxílio-alimentação de R$ 1.111,20 (pago em forma de crédito em cartão eletrônico, com participação percentual dos trabalhadores de acordo com o nível salarial);
Reembolso pré-escolar ou escolar de até R$ 1.513,03;
Auxílio para tratamento especializado para filhos com deficiência de até R$ 1.230;
Assistência à saúde;
Previdência complementar (Sociedade de Previdência Complementar da Dataprev – Prevdata);
Participação nos lucros e resultados;
Gratificação Variável por Resultado (GVR).

Além do Ceará, as oportunidades estão distribuídas para todas as unidades da empresa: Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Norte e Santa Catarina. As provas objetivas serão aplicadas nesses estados, no dia 1º de outubro.

A divulgação do resultado final deve acontecer em 29 de novembro. O concurso terá validade de um ano, podendo ser prorrogado por igual período, a partir da homologação.

quinta-feira, 27 de julho de 2023

Douglas Andrade assume comando da Guarda Civil Municipal de Carnaíba


A Guarda Civil Municipal de Carnaíba, no Sertão do Pajeú, tem um novo comandante, por que assumiu a função na manhã desta quinta-feira (27/07/23) Douglas Andrade, que se reuniu com o prefeito Anchieta Patriota, para tratar da manutenção das câmaras na cidade, que será realizada em breve.

Ministério da Saúde: Distorções nos dados do SUS são investigados em 467 municípios

O Ministério da Saúde analisa dados de produção do SUS potencialmente ‘exagerados’ ou ‘discrepantes’ informados nos últimos anos por 467 municípios pelo país. A informação é do colunista Guilherme Amado, do Metrópoles.

Vale destacar que os números informados por prefeituras de Alagoas contrastam com a realidade dos sistemas de saúde pública locais. Além disso, outras diversas prefeituras também registraram aumentos repentinos na produção. A Saúde fez um pente-fino e enviou informações à CGU e à Polícia Federal.

No Maranhão, foi descoberto um esquema de falsificação de dados das prefeituras para aumentar artificialmente o teto de recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS) que parlamentares podiam indicar. Diante disso, prefeituras passaram a receber recursos milionários de que não precisavam.

O Ministério da Saúde, entretanto, elaborou uma lista de municípios cujos dados são suspeitos. O órgão também analisa se a produção relatada ao SUS corresponde à realidade para encaminhar os achados aos órgãos competentes.

O AudSUS, órgão de auditoria interna do SUS, terminou de analisar os dados em prefeituras do Maranhão e pediu a restituição de R$ 53 milhões enviados indevidamente ao sistema de saúde dos municípios. Outras auditorias também estão em andamento.

“O Ministério da Saúde vem aprimorando as regras de negócio dos sistemas oficiais de informação, objetivando reduzir os riscos de registros de produção assistencial distorcidos ou irregulares”, diz o órgão em nota.

“Foram desenvolvidos mecanismos para controlar a quantidade máxima de procedimentos por paciente, a cada período, e para impedir alterações nos dados. Essas medidas permitem um melhor acompanhamento das informações inseridas nos bancos de dados.” A informação é do Diário do Centro do Mundo.

Secretaria de Educação de Carnaíba realiza a III Formação Continuada dos Profissionais da Rede Municipal de Ensino

Na próxima segunda-feira (31), a Secretaria de Educação realiza a III Formação Continuada dos Profissionais da Rede Municipal de Ensino de Carnaíba deste ano. A formação acontece em quatro polos, das 7h30 às 13h.

No Complexo Educacional Governador Miguel Arraes, estarão os profissionais de Educação Infantil, com a temática “Baú matemático em ação: matemática inclusiva, conhecimento sem medidas!”. Mesma temática será trabalhada na Escola Joana Freire, com os professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Na Escola Cônego Luiz Gonzaga Vieira de Melo, Ensino Fundamental Anos Finais vai trabalhar o tema “Recomposição das aprendizagens: caminhos para re(aprender)”, já os Mediadores de Leitura, verão “Letramento literário em círculos de leitura na biblioteca escolar.”

No teatro José Fernandes de Andrade, Apoio Pedagógico e AEE, com “Oficinas pedagógicas para um planejamento educacional inclusivo”.

Serra Talhada: MPPE anuncia próximo Workshop Controle Social e Orçamento na Prática no Sertão do Alto do Pajeú

O Ministério Público de Pernambuco(MPPE) dá sequência à série de workshops voltados para aprimorar a política educacional em Pernambuco e prepara-se para realizar o próximo evento na região do Sertão do Alto do Pajeú. O Workshop Gerência Regional de Educação (GRE) Sertão do Alto Pajeú irá acontecer no dia 1º de agosto de 2023, a partir das 13h, no Auditório da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em Serra Talhada, localizado na Avenida Gregório Ferraz Nogueira, S/N. O evento é uma iniciativa do Centro de Apoio Operacional (CAO) Educação e Escola Superior (ESMP) do MPPE em colaboração com a Coordenação do Programa TCEndo Cidadania do Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE).

O próximo encontro abrange os municípios de Afogados da Ingazeira; Brejinho; Calumbi; Carnaíba; Flores; Iguaraci; Ingazeira; Itapetim; Santa Terezinha; São José do Egito; Solidão; Tabira; Triunfo; Tuparetama; Quixaba; Santa Cruz da Baixa Verde e Serra Talhada. As inscrições podem ser feitas através do link https://doity.com.br/workshop-controle-social-e-orcamento-na-pratica.

O objetivo do Workshop GRE Sertão do Alto Pajeú é ofertar formação específica aos conselheiros municipais de educação, gestores municipais e membros do MPPE dos municípios abrangidos pela GRE local. A proposta é fortalecer o controle social na política de educação, promovendo uma atuação mais efetiva dos conselhos por meio de ferramentas, informações e condições que permitam acompanhar a oferta e a qualidade dos serviços, gastos e investimentos na rede pública de ensino. Com isso, busca-se alcançar uma melhoria significativa na qualidade do ensino e da aprendizagem em todo o sistema educacional.

O conteúdo programático abordará temas fundamentais para o controle social na educação, destacando as relações entre o poder público e a comunidade como instrumento crucial para a participação democrática. Serão abordados também conceitos de orçamento do Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA) , além do uso prático de ferramentas, portais e sites de transparência, com foco especial no portal Tome Contas do TCE-PE.

O workshop terá duração de 4 horas, com início às 13h e encerramento às 17h. Será realizado presencialmente no referido auditório, oferecendo 100 vagas para participantes interessados. Certificados serão emitidos aos participantes que completarem o evento.

IPTU 2023: em Afogados prazo para desconto de 30% se encerra segunda

Em Afogados da Ingazeira o prazo para o contribuinte pagar o IPTU em cota única e obter um desconto de 30% no débito se encerra na próxima segunda (31). A Secretaria Municipal de Finanças informa que o contribuinte que não estiver com o IPTU em mãos poderá obtê-lo no setor de tributação, situado no andar térreo da sede da Prefeitura, que funciona de segunda à sexta, no horário de 8h às 13h.

Vale ressaltar que o contribuinte que estiver em dia com seus tributos pode retirar seu cupom para concorrer ao IPTU premiado 2023, cujo sorteio será realizado no primeiro semestre do próximo ano, com prêmios como um carro 0km, duas motos 0km, geladeiras e televisores.

“Estamos à disposição dos contribuintes para tirar qualquer dúvida necessária. E quem possuir qualquer débito anterior com o município pode procurar o nosso setor de tributação, para formalizarmos um acordo, que pode assegurar um desconto de até 100% no montante de juros e multa,” destacou o Secretário de Finanças de Afogados, Jandson Henrique.

Prefeitura de Afogados inicia nesta quinta (27) pagamento de servidores

A Prefeitura de Afogados da Ingazeira inicia hoje (27) o pagamento do funcionalismo público municipal.

Serão injetados R$ 5,2 milhões na economia local com o pagamento de 1.554 servidores públicos, aposentados e pensionistas, salários referentes ao mês de julho.

“É mais um mês pagando em dia os nossos servidores, seguindo fielmente às recomendações do nosso Prefeito Sandrinho Palmeira. O calendário de pagamento seguirá até a próxima segunda, 31 de Julho,” afirmou o Secretário municipal de finanças, Jandson Henrique.

Confira a íntegra do calendário de pagamento:

27/06 - Quinta-Feira

Secretarias de Administração, Assistência Social, Agricultura, Assuntos Jurídicos, Controle interno, Cultura e esportes, Finanças, Governo, Infraestrutura, Transportes, Gabinete, Ouvidoria, Assessoria especial e Coordenadoria da mulher. Aposentados e Pensionistas com vencimentos de 01 salário mínimo, com iniciais de A a Z.

28/07 - Sexta-Feira

Secretaria de Saúde, Aposentados e Pensionistas com vencimentos de até R$ 3.000,00.

31/07 - Segunda-Feira

Secretaria de Educação, Aposentados e Pensionistas que recebem ACIMA DE R$ 3.000,00

Compesa: por conta do rompimento na adutora em Flores, abastecimento só será normalizado nesta sexta (28)

A Compesa informa que restabeleceu a vazão do sistema adutor do Pajeú a partir de Sertânia, ainda no início da tarde de ontem.

No entanto, um rompimento na adutora do Pajeú no município de Flores, provocado por um serviço particular de terraplanagem às margens da PE-320, causou uma nova paralisação no abastecimento dos municípios de Carnaíba, Quixaba, Flores, Calumbi e em Canaã, distrito de Triunfo.

A previsão é que a produção seja restabelecida até amanhã no final do dia, sendo que a distribuição será normalizada gradativamente durante a sexta feira, 28/07.

Quinta Cultural vai celebrar dia municipal do tabaqueiro

Nesta quinta, 27 de Julho, Afogados da Ingazeira celebra o personagem que é a cara do seu carnaval: o tabaqueiro. A iniciativa é fruto de um projeto de lei, do então vereador Augusto Martins, hoje secretário municipal de cultura.

A comemoração tem início a partir das 18h, com concentração no início da Avenida Rio Branco, próximo ao letreiro da cidade. Os tabaqueiros seguirão em direção à catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, onde será feito o registro (foto) oficial dos tabaqueiros.

Logo após, eles descem em direção ao “beco do hidrante”, na confluência das Ruas Professor Vera Cruz e Senador Paulo Guerra, onde haverá show da Orquestra Show de Frevo.

“É muito importante valorizarmos a nossa cultura, as nossas raízes, consolidando a imagem desse personagem tão importante para a história e fortalecimento do nosso carnaval, que é o tabaqueiro,” destacou o Secretário de Cultura de Afogados, Augusto Martins. A Quinta Cultural em homenagem aos tabaqueiros conta com o apoio da Associação Afogadense dos tabaqueiros.

Agenda inédita da Sudene com o Consórcio Nordeste é marcada por integração de ações pelo desenvolvimento da região

Brasília (DF) - A Sudene, após quatro anos, abriu o diálogo com o Consórcio Nordeste, formado pelos governadores dos nove estados da Região. Durante a participação da autarquia no evento “Desenvolvimento Econômico: perspectivas e desafios da Região Nordeste”, realizado nesta quarta-feira (26), no Palácio do Planalto, na capital federal, o superintendente Danilo Cabral apresentou o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE). Ele ressaltou o novo momento vivido pela Superintendência para restabelecer o diálogo com os governos estaduais e os setores produtivos, com o objetivo de retomar o protagonismo nordestino no cenário nacional com base na nova agenda de sustentabilidade que surge na economia global.

“A Sudene tem um papel importante neste diálogo federativo. Nós precisamos nos adequar aos novos desafios e o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste provoca este debate, promovendo, inclusive, o reencontro da Sudene com o próprio nordestino”, comentou o superintendente durante a participação no encontro. Danilo Cabral disse ainda, que agora é “preciso ficar de olho na integração tática e operacional”, abrindo as portas da Sudene para o setor produtivo, governadores, trabalhadores e academia.

Aprovado na reunião mais recente do Conselho Deliberativo da Sudene, o PRDNE reúne projetos divididos em sete eixos temáticos de atuação. O instrumento se desdobra, até o momento, em 112 projetos estruturantes, indicados através da participação dos governos estaduais e sociedade civil e analisados pela equipe técnica da Sudene, com a participação de especialistas em desenvolvimento regional. O plano conta ainda com a parceria de 23 ministérios.

O encontro realizado em Brasília contou com a participação do vice-presidente Geraldo Alckmin, além dos integrantes do Consórcio Nordeste e os ministros Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Rui Costa (Casa Civil) e Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome). Alckmin voltou a afirmar o compromisso do Governo Federal com a causa nordestina a partir da integração de esforços para viabilizar ações que atendam os desafios e oportunidades da região. “O Nordeste é uma prioridade do Governo Federal, do governo do presidente Lula. E a melhor maneira de promover o desenvolvimento e ter boas políticas públicas é através de parcerias com os entes federados”, comentou o vice-presidente.

quarta-feira, 26 de julho de 2023

Prefeitura de Carnaíba divulga atrações da Festa de Agosto 2023

A festa religiosa de São João Maria Vianney, em sua 78ª edição terá início nesta quarta-feira (26) com procissão e missa. Ao longo desta e da próxima semana a programação segue com os eventos religiosos e as atrações do Polo Cultural, após a missa.

Na sexta-feira, 04, teremos a parte festiva no Pátio de Eventos Milton Pierre, com DJ Petão fazendo a abertura, a partir das 21h. Em seguida, sobe ao palco Juarez, atração que foi muito bem avaliada na festa de Santo Antônio.

No sábado, 05, teremos Genailson do Acordeon, fazendo aquele forró maravilhoso! Para este dia ainda teremos outra atração, que informaremos posteriormente.

Prefeitura de Flores capacita Gestores e Coordenadores para fortalecer a educação municipal

Com o objetivo de aprimorar a qualidade da educação municipal, a Prefeitura Flores realizou uma formação especializada voltada para Gestores e Coordenadores da rede municipal de ensino. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Educação, busca preparar os líderes educacionais para enfrentar os desafios da área da educação e proporcionar uma experiência de aprendizado ainda mais significativa para os estudantes.

Durante a formação, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos em diversos temas essenciais para a gestão escolar. Entre os assuntos abordados estavam uso de tecnologias educacionais para recomposição das aprendizagens e outros temas relevantes para o desenvolvimento contínuo do ambiente escolar.

A Secretária de Educação, Diana Vieira, ressaltou a importância dessa iniciativa para o fortalecimento da educação em Flores. "A formação de Gestores e Coordenadores é uma das principais estratégias para impulsionar a qualidade do ensino em nossas escolas.

Acreditamos que essa capacitação contribuirá diretamente para o aprimoramento da aprendizagem de nossos estudantes", destacou.

Além do aperfeiçoamento dos conhecimentos, a formação também promoveu o compartilhamento de boas práticas entre os participantes, proporcionando um ambiente colaborativo para a troca de experiências e ideias.

Marconi Santana, prefeito do município, enfatizou o compromisso da administração municipal em valorizar a educação e os profissionais que atuam na área.

"Investir na capacitação dos Gestores e Coordenadores é uma prova do nosso comprometimento com a excelência na educação pública", afirmou Marconi.

Campus Serra Talhada anuncia novo Processo Seletivo Complementar para preenchimento de vagas remanescentes

O campus Serra Talhada do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE) publicou, nesta terça-feira (25), a abertura do edital n.º 13/2023, que trata do Processo Seletivo Complementar para o preenchimento de vagas remanescentes. De acordo com o edital, há vagas disponíveis para os cursos técnicos subsequentes em Logística e em Refrigeração e Climatização, ambos com entrada no segundo semestre de 2023 para o período vespertino.

No total, são 30 vagas para o curso técnico subsequente em Logística e 30 vagas para o subsequente em Refrigeração e Climatização, que acontecereção de segunda à sexta-feiras das 13h às 17h45. Para participar da seleção, os candidatos devem ter concluído o Ensino Médio e observar as orientações contidas no edital. As inscrições estarão abertas de 26 de julho a 02 de agosto e deverão ser realizadas presencialmente no campus Serra Talhada, junto à comissão local de Processo Seletivo, no horário das 8h às 12h, das 13h às 17h e das 19h às 21h.

O processo seletivo ocorrerá por meio de sorteio eletrônico, que visa selecionar e classificar todos os candidatos com inscrições homologadas. No entanto, o sorteio – cuja data está prevista para 15 de agosto de 2023 – será realizado apenas se a quantidade de candidatos habilitados for superior ao número de vagas ofertadas em cada curso/turno.

O resultado final da seleção será divulgado no dia 18 de agosto deste ano no Portal do Aluno e na página do campus Serra Talhada. Clique aqui para acessar o edital n.º 13/2023.

Negociações com governo não avançam e Sinpol-PE decide por Operação Padrão

A primeira reunião da mesa de negociações ocorrida na tarde desta terça-feira (25) entre o Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) e o governo do Estado, na Secretaria de Administração (SAD), não obteve nenhum avanço, o que acabou frustrando a categoria. O governo não apresentou proposta para os policiais, nem uma data definida para uma próxima reunião.

Entre as reivindicações que foram apresentadas estão a valorização salarial e funcional do policial civil de base, a melhoria nas condições de trabalho e nas delegacias de todo o Estado, o cuidado com a saúde mental da categoria – dentre outros pontos.

Após a reunião com o governo, os policiais realizaram na sede do Sinpol-PE, no bairro de Santo Amaro, uma assembleia para deliberação da categoria sobre as pautas da campanha salarial e funcional, e os rumos do movimento. O encontro teve início às 18h45, quando a categoria deliberou pela realização de uma Operação Padrão em todo estado de Pernambuco no mês de agosto, além de uma grande passeata com data marcada para 28 de agosto com o objetivo de deliberar em assembleia, em frente ao Palácio do Campo das Princesas o início da Operação Padrão e uma campanha publicitária do Sinpol-PE para expor à sociedade a situação dos trabalhadores da base.

“Não vamos parar enquanto não houver uma valorização justa e condizente com nossas reais funções, pois valorizando o policial civil está se investindo na segurança pública do nosso Estado. Chegaram ao absurdo de pedir paciência aos policiais civis na mesa de negociação. Não dá mais para esperar, pois boa parte da categoria está adoecendo, com a saúde mental afetada, não há valorização para esses profissionais há tempos. Temos um déficit muito grande no quadro da Polícia Civil, o que dificulta o combate à criminalidade, e é por isso que a população pernambucana está sofrendo com essa violência desenfreada. Por isso a categoria decidiu se unir e ir às ruas novamente, em busca da valorização salarial e funcional”, enfatizou Rafael Cavalcanti, presidente do Sinpol-PE. A informação é do Blog de Carlos Brito.

Presidente Lula recebe administrador da NASA e embaixadora dos EUA no Planalto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na manhã desta segunda-feira (24/7) o ex-senador Bill Nelson, administrador da NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço dos EUA) e a embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley. A reunião tratou da cooperação bilateral na área espacial e também contou com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos.

O administrador da NASA presenteou o presidente com fotografias espaciais do acervo da agência. Em seguida, comentou a respeito da possibilidade de apoiar a política brasileira de combate ao desmatamento, com o auxílio de novas aeronaves com capacidade de captar fotografias precisas de queimadas, desgaste dos solos e depósitos de sedimentos no oceano, pelo rio Amazonas.

O presidente Lula conversou sobre essa e outras formas de colaboração a serem realizadas por meio do MCTI e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), bem como outras formas de apoio tecnológico ao combate ao desmatamento. Lula ressaltou a necessidade de reforçar a educação ambiental nas escolas e de proporcionar meios de desenvolvimento aos povos que vivem nas florestas. O representante da NASA elogiou a determinação e a liderança do presidente Lula na defesa do meio ambiente.

A ministra Luciana Santos retomou o histórico da cooperação Brasil-EUA na área espacial, desde os anos 1980, e reforçou convite a Nelson para visitar o INPE, de modo a conhecer mais profundamente o trabalho do instituto e avançar em outras frentes. Nelson salientou, a propósito, avanços das pesquisas sobre células-tronco no espaço e sua aplicação em condições como o Alzheimer e o autismo.

Com salário de cerca de R$ 20 mil, MPO tem concurso público autorizado

Conforme publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (26), foi autorizada a realização de concurso público para provimento de 100 cargos no quadro de pessoal do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO).

Estão previstas 100 vagas para o cargo de analista de Planejamento e Orçamento, de nível superior e com salário de cerca de R$ 20 mil.

O concurso foi apenas autorizado, ou seja, ainda depende da autorização do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e está condicionado à declaração do ordenador de despesa responsável, quando do provimento dos cargos, sobre a adequação orçamentária e financeira da nova despesa à Lei Orçamentária Anual e sua compatibilidade com a Lei de Diretrizes Orçamentárias, demonstrando a origem dos recursos a serem utilizados.

A responsabilidade pela realização do certame será do próprio órgão, a quem caberá editar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos necessários à realização do concurso público; observar as leis e os regulamentos que tratem sobre políticas de reserva de vagas em concursos públicos e assegurar que as ações e procedimentos previstos no concurso público estejam alinhados ao alcance da efetividade de tais políticas; e zelar pela conformidade legal dos procedimentos relacionados ao planejamento e à execução do concurso público.

O prazo para que o edital seja publicado é de até seis meses contados a partir da publicação feita hoje, ou seja, até final de janeiro. Caso o prazo não seja cumprido, a Portaria perde a validade e é feito o cancelamento do atesto de disponibilidade orçamentária para a realização do certame. Por Camila Bairros/Jornal de Brasília.

PIB da Bioeconomia no Brasil já soma R$ 2,5 trilhões, aponta FGV

A participação do PIB da Bioeconomia (PIB-Bio) no país foi de R$ 2,5 trilhões em 2022. O levantamento foi realizado pelo Observatório de Conhecimento e Inovação em Bioeconomia da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Segundo a FGV, o valor representa quase 26% do PIB brasileiro do ano passado. Esse resultado indica ainda uma queda de 0,73%, na comparação com o ano de 2021, o que interrompe uma série de crescimento desde 2017.

O PIB da Bioeconomia do Brasil é composto pelas atividades de origem vegetal e florestal, animal, bioindústria e indústria bio-based (com viés biológico). Segundo o estudo, a queda das atividades de origem vegetal e florestal e bioindustrial foi o motivo para o resultado negativo do PIB-Bio no ano passado.

As atividades de origem vegetal e florestal representam cerca de 30% do total e tiveram retração de 3,62%, quando comparado a 2021. Já a bioindústria representa 50% do total e caiu 0,74%. Na contramão, a bioeconomia de origem animal e a indústria bio-based cresceram 2,56% e 5,85%, respectivamente. Essas duas atividades representam 20% do PIB-Bio.

Em nota, o Observatório da Bioeconomia informou que o estudo tem foco na determinação da cadeia de valor da bioeconomia (PIB-Bio) e coloca luz na discussão da dimensão econômica desse setor no Brasil. Sobre a queda do indicador, a expectativa é de retomado do crescimento.

“Espera-se uma recuperação do PIB-Bio em 2023, puxada principalmente pelas atividades vegetal e animal, que já apresentaram forte crescimento no primeiro trimestre de 2023”, diz a nota. Fonte: Brasil 61

Mudanças nas regras das Eleições 2024 só podem ocorrer até início de outubro

Falta pouco mais de um ano para as Eleições 2024, quando eleitoras e eleitores voltarão às urnas para escolher prefeitos e vereadores nos 5.568 municípios brasileiros. O primeiro turno será no dia 6 de outubro, e, conforme prevê o artigo 16 da Constituição Federal, qualquer mudança legislativa que altere o processo eleitoral precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional com um ano de antecedência da eleição para obedecer ao princípio da anterioridade eleitoral.

Chamada também de princípio da anualidade eleitoral, a regra foi inserida na Constituição há 30 anos por meio da Emenda Constitucional nº 4/1993 e diz exatamente o seguinte: “A lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência”.

A exigência protege os direitos de cidadãs e cidadãos, fortalece o princípio da segurança jurídica e evita surpresas ao eleitorado e às candidatas e aos candidatos com alguma alteração que venha a acontecer no meio da disputa. É a garantia de que não haverá casuísmos nem benefícios a qualquer participante do processo eleitoral.

Sendo assim, para entrarem em vigor e valerem para o próximo pleito, as alterações na legislação eleitoral precisam ser aprovadas pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal e, em seguida, sancionadas pela Presidência da República até o dia 5 de outubro deste ano.

terça-feira, 25 de julho de 2023

Prefeitura de Carnaíba está realizando pavimentação em Carnaíba Velha

A Prefeitura de Carnaíba, no Sertão do Estado, através da Secretaria de Infraestrutura continua trabalhando e transformando a vida dos carnaibanos, com ações nos quatro cantos do município, e na oportunidade, está executando obras de pavimentação em mais uma rua no bairro Carnaíba Velha, uma reivindicação dos moradores que agradecem a gestão municipal.

Como já é de praxe, o prefeito Anchieta Patriota (PSB) esteve inspecionando o trabalho que está sendo realizado no local, e estava acompanhando do secretário de obras, Tiago Arruda, que está empenhando e dedicado a frentes da pasta.

"Cuidar e transformar a vida dos carnaibanos, é assim que venho conduzindo meu quarto mandato a frente da prefeitura de Carnaíba", disse Anchieta Patriota.

Secretaria de Saúde de Carnaíba continua realizando campanha preventiva contra o câncer de colo uterino

A Secretaria de Saúde de Carnaíba, através da Atenção Básica, continua realizando campanha preventiva contra o câncer de colo uterino. Os exames estão acontecendo este mês em todas as UBS.

Uma equipe de enfermeiras e enfermeiro qualificados está disponível em todas as unidades, atendendo de acordo com os agendamentos feitos previamente pelos ACS de cada área.

Ressaltamos a importância da realização desses exames. O câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Na última sexta-feira (21) foi realizada coleta com um grupo de mulheres, no Travessão do Caroá, esta semana outros exames serão feitos na própria unidade de Lagoa do Caroá. Além dos exames, as mulheres participam de palestra com orientações.

Sandrinho anunciou R$ 12 milhões em investimentos para a zona rural de Afogados

O Prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, anunciou nesta segunda (24) um pacote de investimentos para a zona rural do município da ordem de R$ 12 milhões. O anúncio foi realizado durante as celebrações do Dia Municipal das Associações Rurais, celebrado pelos agricultores familiares ligados ao STR de Afogados e FETAPE.

Segundo o Prefeito Sandrinho, todas as ações a serem exercitadas com os recursos serão planejadas e definidas em conjunto com as associações rurais e as organizações dos trabalhadores rurais de Afogados. “Esse é a minha forma de fazer gestão pública, ouvindo as pessoas. Vamos definir a data para uma reunião de escuta das associações, para que possamos ouvir as demandas e planejarmos as ações em conjunto”, informou Sandrinho Palmeira.

O Prefeito também anunciou o início do programa Terreiro Iluminado, um investimento de 400 mil Reais, que vai levar iluminação em LED para todos os terreiros da zona rural de Afogados. “Onde tiver um poste, vamos colocar lâmpadas LED, que traz mais economia e garante mais luminosidade e durabilidade,” destacou Sandrinho.

Os recursos anunciados serão destinados para ações de melhorias das estradas, perfuração de poços, construção de barreiros, aquisição e locação de máquinas para atuar na zona rural, construção de novos pontos de apoio da saúde, fortalecimento da agricultura familiar, fortalecimento do esporte e do lazer, ampliação de sistemas de abastecimento de água e projetos de saneamento rural.

O Prefeito também fez um levantamento do que já foi ou está sendo realizado pela sua gestão na zona rural, a exemplo da construção de 15 passagens molhadas (R$ 383 mil), 5 sistemas de abastecimento de água, em parceria com a COMPESA (R$ 1,6 milhão), mais de de dois mil quilômetros de estradas recuperadas, 102 barreiros atendidos com limpeza, ampliação e reforma da escola da vaca morta (R$ 282 mil), aquisição de ônibus para reforçar o transporte escolar no valor de R$ 400 mil, quase um milhão de investimentos na aquisição de alimentos da agricultura familiar para a merenda escolar, construção de três pontos de apoio da saúde e cinco academias da saúde na zona rural, dentre outras ações.

Presentes à solenidade o vice-prefeito Daniel Valadares, secretários municipais, vereadores César Tenório, Douglas eletricista e Gal Mariano - autores do projeto de lei que instituiu o dia da associações rurais, Raimundo Lima, Cícero Miguel, Reinaldo Lima e Toinho da ponte, Manoel Belarmino, presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Afogados, Adriana Nascimento, Secretária da mulher da FETAPE, Antônio dos Anjos, Presidente do SISAR/Pajeú, e o jornalista Alexandre Moraes, representando o Deputado Estadual José Patriota.

Os recursos anunciados são oriundos dos cofres do município, de emendas parlamentares e de captação junto a instituições parceiras.

Calçamento pela metade irrita serra-talhadenses

Moradores da Travessa 1 Rita Eliodoro de Melo, no bairro Tancredo Neves, voltaram a buscar o Farol de Notícias para cobrar novamente o calçamento à prefeitura de Serra Talhada.

Na última terça-feira (18), populares entraram em contato para informar que a secretaria de obras iniciou as obras de calçamento em apenas uma parte da rua.

“Fizemos uma denúncia no farol e recebemos uma notícia de que nossa rua irá ser calçada apenas 10 metros.Vai ser calçada somente onde cai a água e infelizmente isso não resolve. Os moradores estão revoltados com essa situação. Não queremos a metade do calçamento, queremos completo!”, reivindicou um dos moradores.

OUTRO LADO

A redação do Farol procurou a secretaria de obras para esclarecer o caso e foi informado pela Secretária, Gabriella Pereira, que a obra de calçamento está sendo realizada em uma parte da rua para controlar o problema de escoamento das chuvas e proteger a pavimentação.

“A travessa Rita Eliodoro não estava incluída nesse processo que esta em execução lá no bairro no momento. Esse é um processo do FEM de 2015. Em virtude do calçamento executado na rua Rita Eliodoro, a empresa esta executando a entrada de ruas para proteger a pavimentação da rua Rita Eliodoro para que o pavimento não venha a ceder com as chuvas. Sem essas entradas de rua, a própria população da travessa Rita Eliodoro ficaria prejudica no futuro. Visto que o desnível entre as duas ruas poderia aumentar com as chuvas ao longo do tempo”, explicou a secretária.

Perguntada sobre a previsão do calçamento para a Travessa Rita Eliodoro, Gabriella explicou que ainda não há uma data prevista para que seja realizado. A informação é de Dani Cardoso/Farol de Notícias.

Professores decidem cancelar greve em Pernambuco

Por Folha de Pernambuco

Professores e trabalhadores da educação da rede estadual de ensino de Pernambuco decidiram cancelar a greve que estava prevista para ser iniciada nesta terça-feira (25). A categoria se reuniu em assembleia extraordinária realizada na manhã desta segunda-feira (24), no Teatro Boa Vista, na área central do Recife.

A assembleia, que aconteceria apenas amanhã, foi antecipada para esta segunda-feira após o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) declarar a ilegalidade da greve, que havia sido aprovada pela categoria no último dia 5 de julho.

A decisão da Justiça atendeu a um pedido de antecipação de tutela impetrado pelo governo do Estado com objetivo de impedir a realização da greve dos professores da rede estadual.

Na decisão, o TJPE determinou, em caso de descumprimento, a aplicação de multas diárias de R$ 50 mil ao Sintepe. O Governo de Pernambuco pedia multa de R$ 100 mil.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe), Ivete Caetano, comentou a decisão da categoria de cancelar a greve.

“Os trabalhadores e trabalhadoras da educação, em assembleia realizada nesta manhã, decidiram suspender a greve e acatar a decisão judicial, apesar de discordarmos dos argumentos. E também nós vamos contestar essa decisão judicial junto aos Tribunais”, disse.

“Queremos dizer que os trabalhadores e trabalhadoras da educação não serão silenciados. Nós suspendemos a greve, mas nãos vamos suspender a luta”, completou.

Os profissionais da educação reivindicam reajuste no piso salarial de 14,95% para todos os professores e gestores educativos da rede estadual.

Durante a assembleia extraordinária, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) afirmou que vai recorrer da decisão do TJPE.

IBGE abre inscrições para seleção de Agente Censitário de Pesquisa

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu nesta segunda-feira (24) as inscrições para o processo seletivo destinado ao cargo temporário de Agente Censitário de Pesquisas e Mapeamento (ACMAP). São disponibilizadas 148 vagas para todo país, com exigência de ensino médio completo. A seleção também contempla a reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos e pardos, bem como para pessoas com deficiência. A informação é da Agência Brasil

As inscrições se encerram no dia 13 de agosto. O edital atualizado encontra-se disponível no site do Instituto Nacional de Seleçõe
s e Concursos (SELECON). Para participar, é necessário o pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$ 30,00.

Os aprovados serão remunerados com salário de R$ 3,1 mil, além de contar com benefícios como auxílio-alimentação no valor de R$ 658,00, auxílio-transporte e auxílio pré-escolar. O contrato terá previsão de duração de até um ano, podendo ser prorrogado por mais dois anos. A carga horária semanal será de 40 horas, com expediente de 8 horas diárias.

A seleção dos candidatos será realizada por meio de prova objetiva, com caráter eliminatório e classificatório, marcada para o dia 24 de setembro. O resultado final do processo seletivo sai no dia 25 de outubro. O conteúdo programático abrangerá disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática e Raciocínio Lógico, Ética no Serviço Público e Geografia. O processo seletivo visa a contratação de pessoal para apoio em atividades posteriores ao Censo Demográfico.

Reunião define estratégias para coibir a volta dos lixões no Estado

O gerente de Estudos e Suporte à Fiscalização do Tribunal de Contas, Alfredo Montezuma, participou de uma reunião nesta quarta-feira (19), para a retomada do grupo de trabalho “lixão zero”, composto por representantes do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (SEMAS).

Além de Montezuma, participaram do encontro a promotora de Justiça Belize Câmara (MPPE); as analistas ambientais Anna Eduarda Falcão (CPRH) e Monaliza Andrade (SEMAS); e assessores dos órgãos que compõem o grupo.

Na ocasião, foram definidas as novas ações que serão implementadas para evitar o descarte irregular de resíduos sólidos no Estado e a volta do funcionamento de lixões a céu aberto. A iniciativa surgiu após denúncias feitas aos órgãos de controle sobre o depósito irregular de lixo em diversos municípios, algumas já confirmadas.

Uma das ações a serem implantadas é a intensificação do acompanhamento por parte do grupo de trabalho.

O depósito irregular de lixo é crime ambiental e os gestores responsáveis podem ser punidos. Além de sanções administrativas, penais e criminais, eles estarão sujeitos à autuação pelos órgãos de fiscalização. Os municípios também poderão sofrer penalidades, como a perda da parcela relativa à destinação de resíduos sólidos do ICMS Socioambiental.

Em março deste ano, Pernambuco conseguiu erradicar os lixões, graças ao trabalho de acompanhamento, fiscalização e orientação do Tribunal de Contas, juntamente com a atuação dos órgãos parceiros.

Mesmo após a boa notícia, é necessário manter a fiscalização para evitar que o problema volte a acontecer, com foco na verificação das quantidades de resíduos depositados, e na qualidade dos aterros sanitários, cuidando da sustentabilidade desses locais e da recuperação das áreas anteriormente ocupadas pelos lixões.

No caso de despejo irregular de lixo em sua cidade, basta denunciar às Ouvidorias do TCE-PE, do MPPE, da CPRH e da SEMAS.

CNM promove Fóruns de Consórcios Públicos e de Vice-prefeitos em setembro; inscrições estão abertas

No mês de setembro, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) promove o I Encontro Nacional do Fórum de Consórcios Públicos Intermunicipais. O evento acontece presencialmente na sede da CNM nos dias 13 e 14 de setembro e podem participar prefeitos que estão como presidentes dos consórcios públicos, bem como os secretários executivos.

Na oportunidade será apresentada a atuação da entidade no tema da cooperação intermunicipal para os prefeitos que exercem a função de presidentes de consórcios como para aqueles cujos Municípios são consorciados, além dos Secretários Executivos dessas entidades. O fórum propõe, ainda, a ser um espaço de interlocução, discussão e troca de experiências sobre os temas afins, visando o fortalecimento da ação consorciada em âmbito nacional.

Para participar, basta fazer a inscrição aqui.

Vice-prefeitos

Também em setembro, outro fórum importante terá evento presencial. O Encontro Nacional do Fórum de Vice-Prefeitos acontece nos dias 27, pela tarde, e no dia 28, durante todo o dia, também na sede da entidade. O Fórum é destinado aos vice-prefeitos das localidades e que sejam filiadas à CNM.

Na oportunidade serão apresentadas as pautas políticas da Confederação além de novas perspectivas para a luta municipalista possibilitando aos Vice-prefeitos reverberar os pleitos da CNM em suas localidades. Para participar, basta fazer a inscrição aqui.

O Fórum Nacional de Consórcios Públicos Intermunicipais e o Fórum de Vice-Prefeitos foram instalados durante a programação da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Da Agência CNM de Notícias