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Publicado por Blog do Ivonaldo Filho

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sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Parte das perícias médicas para servidores do Estado de Pernambuco está suspensa até janeiro

As perícias médicas de servidores que atuam no Governo do Estado de Pernambuco para receber aposentadoria por invalidez, isenção de Imposto de Renda, readaptação, entre outros benefícios estão suspensas entre os meses de novembro e dezembro. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (7) pela Secretaria de Administração (SAD).

De acordo com a pasta, os agendamentos para os serviços de Perícias Médicas não foram suspensos, mas houve uma interrupção “nos tipos de perícia médica que não possuem impacto financeiro para o servidor, pois podem ser realizadas e concedidas com datas retroativas”.

A Secretaria ainda destacou que estarão abertos, a partir desta sexta-feira (8), os agendamentos para preenchimento de vagas para atendimento em janeiro de 2025 para estes serviços.

O Diario de Pernambuco questionou a Secretaria de Administração sobre o número de servidores afetados com a alteração, mas não foi informado. Atualmente o Estado possui 222 mil servidores, sendo que 135 mil estão ativos.

Confira nota da Secretaria de Administração

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração (SAD), informa que os agendamentos para os serviços de Perícias Médicas não foram suspensos. O que houve foi uma interrupção nos tipos de perícia médica que não possuem impacto financeiro para o servidor, pois podem ser realizadas e concedidas com datas retroativas, a exemplo de aposentadoria por invalidez, isenção de Imposto de Renda, readaptação, entre outras. A SAD informa ainda que a partir desta sexta-feira (08) já estarão disponibilizadas vagas para atendimento em janeiro de 2025 para estes serviços. Fonte: Diário de Pernambuco.

Pré-Sal Petróleo abrirá primeiro concurso para preencher 100 vagas

A Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural - Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) vai realizar, nos próximos meses, o primeiro concurso público com o objetivo de contratar 100 empregados de nível superior a partir de 2025, além de formar cadastro reserva.

Nesta quinta-feira, (7), a empresa contratou o Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP) para planejar, organizar e realizar o concurso. O edital será lançado até o final do ano. A finalidade do concurso é montar um quadro de pessoal próprio, uma vez que a empresa conta apenas com empregados em cargos comissionados.

As vagas estão distribuídas entre os cargos de advogado, analista de gestão corporativa, analista de tecnologia da informação e especialista em petróleo e gás, com atuação em diferentes áreas da empresa. As vagas são para trabalhar no Rio de Janeiro.

De acordo com a presidente interina da PPSA, Tabita Loureiro, o concurso foi dimensionado para atender ao aumento das atividades da empresa. “Hoje temos um quadro de 63 colaboradores para fazer a gestão de 24 contratos de partilha, atuar nos acordos de individualização e comercializar as cargas da União. Os próximos dez anos são de crescimento, tanto na gestão quanto principalmente na comercialização das parcelas de petróleo e gás natural. Sem aumento de pessoal não iríamos conseguir continuar representando tão bem a União. A PPSA tem uma missão única e um excelente clima de trabalho. Estamos com uma enorme expectativa em relação ao sucesso deste concurso”, avaliou Tabita.

As provas serão aplicadas no primeiro semestre de 2025 e poderão ser realizadas no Rio, em São Paulo ou Salvador. Haverá uma prova objetiva para todos os cargos. Candidatos para as vagas de advogado e especialista em petróleo farão também uma prova discursiva. Das vagas ofertadas, 5% serão oferecidas a pessoas com deficiência (PCDs) e 20% a candidatos autodeclarados negros.
Criação

Vinculada ao Ministério de Minas e Energia, a empresa pública federal foi criada em 1º de agosto de 2013, no governo da presidenta Dilma Rousseff, sob a forma de sociedade anônima de capital fechado.

A empresa tem por finalidade a gestão dos contratos para a comercialização de petróleo, de gás natural e de outros hidrocarbonetos fluidos da União. Segundo a lei de criação, a PPSA não é responsável pela execução, direta ou indireta, das atividades de exploração, desenvolvimento, produção e comercialização de petróleo, de gás natural e de outros hidrocarbonetos fluidos.

Em 2013, o contrato de Libra foi o primeiro a ser assinado, sendo resultado da primeira rodada de partilha de produção promovida pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) Fonte: Agência Brasil.

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Prefeitura de Afogados divulgou modelo da 7ª Feira de Empreendedorismo do município

Com o tema “Empreendedorismo digital: conectando ideias, transformando o futuro”, a 7ª edição da feira de empreendedorismo de Afogados da Ingazeira acontecerá de 28 a 30 de Novembro, ocupando as praças Monsenhor Alfredo de Arruda Câmara e Padre Carlos Cottart.

Serão instalados, ao todo, 142 estandes, 13 a mais do que a edição do ano passado. A estrutura também contará com praça de alimentação, palco principal e palco cultural, no formato 360º. A feira também vai contar com monitoramento por câmeras, equipes de segurança e limpeza permanentes.


Essas e outras novidades foram anunciadas na noite desta quarta (06), no Kabbana recepções, em evento coordenado pela Secretaria de Administração e Desenvolvimento Econômico de Afogados da Ingazeira. O espaço ficou lotado com a presença massiva do público empreendedor.

“A feira é um espaço ideal para que os empreendedores possam se apresentar para o público consumidor, potencializando seus produtos e serviços,” destacou o secretário Ney Quidute. “O CDL é parceiro histórico da prefeitura nesse empreendimento. E estamos confiantes de que essa será mais uma grande feira do segmento, como já é tradição de Afogados,” afirmou Darlan Quidute, representando o CDL Afogados.


O Vice-prefeito Daniel Valadares ressaltou a importância do apoio do poder público municipal à força do empreendedor Afogadense. “O grande público presente nesse lançamento é um sinal bastante positivo de que faremos mais uma grande feira,” afirmou Daniel.

O gerente regional da casa-civil, Mário Viana, trouxe a mensagem de apoio da Governadora Raquel Lyra ao evento. “Trago aqui o compromisso da Governadora Raquel Lyra de apoiar mais uma fez a feira de empreendedorismo de Afogados, assim como foi no ano passado. Vamos fazer uma feira ainda maior,” destacou Mário.

Em sua fala, o Prefeito Sandrinho Palmeira destacou a importância do ex-prefeito José Patriota na implantação da política de empreendedorismo em Afogados. “Patriota foi visionário, foi pionieiro. De tantos legados que ele deixou para nós, esse é um deles. E nós estamos aqui dando continuidade, ampliando as ações, ampliando o apoio ao empreendedorismo, e consolidando a Feira de Empreendedorismo de Afogados como uma das maiores do Sertão Pernambucano,” afirmou o Prefeito Sandrinho Palmeira.

A programação de palestras e as atrações culturais serão divulgadas em breve pela secretaria de administração. O evento contou ainda com as presenças de Amanda Barbosa (SEBRAE), Ana Maria Silva (SESI), e dos vereadores Douglas eletricista e César Tenório.

A parte musical do lançamento ficou sob a responsabilidade do maestro Edinho Oliveira e do violinista Rubem Pereira.

Anchieta Patriota visita deputados, trata de investimentos para Carnaíba e agradece emendas destinadas ao município

Na manhã desta quinta-feira (07/11), o prefeito de Carnaíba, no Sertão do Pajeú, Anchieta Patriota (PSB), esteve na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), mais precisamente nos gabinetes dos deputados estaduais, Diogo Moraes (PSB), e Luciano Duque (Solidariedade), tratando de investimentos para o município.

Durante a visita, Anchieta Patriota aproveitou para agradecer pessoalmente aos parlamentares a destinação de emendas em 2024 para Carnaíba. Diogo Moraes colocou para área da saúde R$ 268 mil, e Luciano Duque R$ 200 mil também para a saúde. Todo esse montante será liberado ainda este ano.

“Fiz questão de vir à Alepe agradecer, em nome do nosso povo, aos deputados Diogo Moraes e Luciano Duque. Esses recursos são essenciais para o nosso governo continue oferecendo saúde de qualidade à população”, disse o prefeito, Anchieta Patriota em contato com o Blog do Aryel Aquino.

Na ocasião, os dois deputados parabenizaram Anchieta Patriota por suas gestões exitosas e afirmaram que continuarão contribuindo com o Governo Municipal e o desenvolvimento de Carnaíba.

MAIS R$ 200 MIL DO SENADOR FERNANDO DUEIRE – Além dos deputados, o senador da República, Fernando Dueire (MDB), destinou para Carnaíba uma emenda de R$ 200,000,00 (duzentos mil reais).

Em contato com o senador, por telefone, o prefeito, Anchieta Patriota, agradeceu o gesto. “É assim que trabalhamos, sendo grato a todos que nos ajudam a fazer de Carnaíba uma cidade cada vez melhor para se viver!”, frisou Anchieta Patriota. (Blog do Aryel Aquino)

Serra Talhada: Hospital do Sertão Governador Eduardo Campos conquista prêmio Angels WSO Gold por excelência no tratamento de AVC

O Hospital do Sertão Governador Eduardo Campos (HECAMPOS), em Serra Talhada, foi premiado com a certificação Angels WSO Gold, apoiada pela World Stroke Organization (WSO), em reconhecimento à sua excelência no atendimento a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC). A informação foi divulgada hoje (06/11) e a entrega festiva da premiação ocorrerá no dia 02 de dezembro deste ano.

Para receber a premiação, a instituição atendeu aos critérios exigentes do projeto, que incluem o registro de pelo menos 30 pacientes com AVC nos sistemas European Registry of Stroke Care Quality (RES-Q) ou Safe Implementation of Treatments in Stroke (SITS), que monitoram a qualidade do tratamento. "Ficamos lisonjeados com a premiação, afinal, é o reconhecimento como fruto do nosso trabalho", declarou a diretora-geral do HECAMPOS, Patrícia Queiroz.

Em 2023, o AVC foi responsável por cerca de 77,6% dos atendimentos de emergência neurológica no Hospital, o que destaca a urgência e a necessidade de uma unidade especializada para o tratamento dessa condição. Em resposta a essa demanda, o HECAMPOS tem leitos exclusivos para monitoramento intensivo de pacientes em estado crítico. A unidade é ainda pioneira na região ao adotar a administração do trombolítico, um medicamento essencial para reduzir as sequelas do AVC e melhorar as chances de recuperação dos pacientes.

Com a criação da unidade, o HECAMPOS passou a integrar o Projeto Angels, uma iniciativa internacional que visa qualificar hospitais ao redor do mundo no tratamento de AVC. Referência em média complexidade para a III Macrorregião de Saúde, que abrange 35 municípios e cerca de 900 mil habitantes no Sertão, o Hospital ainda oferece atendimento especializado em diversas áreas, como clínica médica, pediatria, ortopedia, cirurgia geral e vascular, cardiologia e neurologia clínica.

A inauguração da emergência neurológica, em maio de 2023, representou um marco para a região, proporcionando uma alternativa de tratamento imediato e de qualidade para pacientes que, anteriormente, precisavam se deslocar até a capital ou outras regiões metropolitanas em busca de atendimento especializado. Com a descentralização dos serviços, o Hospital Governador Eduardo Campos se consolida cada vez mais como referência no cuidado de pacientes com AVC no Sertão pernambucano.

A diretora-geral do HECAMPOS, Patrícia Queiroz, destacou que a premiação é um incentivo para que o trabalho continue sendo realizado com excelência. "O prêmio nos deixa com a sensação de cumprimento do dever e, ao mesmo tempo, ânimo para continuar com a missão de ofertar sempre o melhor e com qualidade, além da responsabilidade em avançar mais e alcançar as demais certificações", finalizou.

Projeto Conectados Kids: iniciativa de inclusão digital do IFPE Afogados tem inscrições abertas

O Projeto Conectados, iniciativa do IFPE Afogados que oferece cursos gratuitos de introdução à educação digital, está com uma nova versão, o Conectados Kids, ou seja, voltado para crianças. Poderão participar aquelas que sejam alfabetizadas e estejam cursando o 4º ou 5º ano do Ensino Fundamental I, tanto da rede pública como privada.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link: https://bit.ly/kidsconectados . As 20 vagas disponibilizadas serão preenchidas por ordem de inscrição. Pais, mães ou responsáveis precisarão anexar no formulário de inscrição seus documentos de identificação bem como o documento da criança.

As aulas vão acontecer nas segundas e quartas-feiras durante os meses de novembro e dezembro, das 13h30 às 16h30, nos laboratórios de informática do Campus, em um total de 30h.

Na próxima segunda-feira (11/11) será divulgada a lista de inscritos/as. Os pais, mães ou responsáveis pelas crianças listadas deverão comparecer ao Campus para uma reunião na terça-feira (12) em horário a ser divulgado.

Projeto Conectados

O Projeto Conectados é uma iniciativa que oferece cursos de introdução ao uso do computador para adultos e vem sendo realizado pelo IFPE Afogados desde 2022. As aulas são ministradas por estudantes do 6º período do curso superior em Licenciatura em Computação, sob a supervisão da coordenação do projeto. Desde o seu início, mais de 100 pessoas já participaram. Em 2024 a novidade é a abertura do curso voltada para o público infantil.

“A nossa intenção é justamente por considerar todos nós vivemos numa sociedade digital, e quanto mais cedo essa criança tiver contato com o computador, com a tecnologia e com o aprendizado da informática, mais possibilidades e oportunidades ela terá na vida”, explica a coordenadora do projeto e coordenadora do Curso de Licenciatura em Computação Maria Amélia Silva Costa.

Mais informações: lcomp@afogados.ifpe.edu.br

Projeto abre inscrições para oficina gratuita de fotografia em Quilombo de Triunfo

Estão abertas até o sábado (9) as inscrições para o projeto Quilombo de Águas Claras: Registro, Resgate e Resistência de um Povo, ação que vai promover no Quilombo de Águas Claras, em Triunfo, uma oficina gratuita de fotografia com 40 horas/aulas. Direcionado para pessoas quilombolas, a partir de 16 anos, o projeto oferecerá uma imersão no mundo da fotografia, com ênfase no processo histórico alternativo da cianotipia.

O objetivo é capacitar os participantes com foco no desenvolvimento de projetos futuros que possam promover e dar visibilidade ao quilombo e seus costumes. Como culminância, o projeto realizará uma exposição fotográfica e entrega dos certificados no dia 17 de novembro, dentro da Festa da Consciência Negra, no terreiro do quilombo.

As aulas, ministradas pelo fotografo e proponente Douglas Fagner, terão uma abordagem pedagógica Freiriana, com a utilização de ferramentas simples e de fácil assimilação. Nas oficinas o foco principal será os elementos da natureza, do cotidiano e da ancestralidade dos participantes, mesclando teorias, práticas, vivências e experimentos.

Os interessados em participar podem se inscrever na Coordenadoria de Políticas para População Negra ou pelo número (87) 99613-1266. O projeto Quilombo de Águas Claras: Registro, Resgate e Resistência de um Povo conta com incentivo do Funcultura, Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco, além do apoio da Prefeitura de Triunfo.

DOUGLAS FAGNER

Douglas Fagner é fotógrafo profissional, pesquisador e professor de técnicas fotográficas artesanais, com destaque em práticas alternativas do século XIX, como a antotipia e a cianotipia. Formado pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), no Curso Superior de Tecnologia em Fotografia, obteve posição de destaque entre seus pares e conquistou diversos prêmios de fotografia, com o 1º lugar no Prêmio de Fotografia de Carnaval 2016 e 2017, na categoria Júri Técnico.

Ainda em seu currículo acumula o Prêmio Regional Nordeste, na XXV Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (2018), na Categoria Cinema e Audiovisual, Modalidade Filme de não Ficção/Documentário/Docudrama com o trabalho "Retratos, Vida e Poesia"; O Concurso de Consciência Negra da UNICAP (2020), com a obra em vídeo "A fé em tempos de pandemia" e o 1º lugar no Prêmio de Fotografia S.O.S Oceanos da UNICAP (2021 e 2022) na categoria Júri Técnico.

Douglas também se destaca como Produtor Executivo em projetos culturais como "Grafitagem – Arte de se Ver e de Incluir" e "Pernambuco Sobreposto" (Funcultura). Ministrou oficinas de cianotipia intituladas "Impressões Fotográficas da Minha Comunidade" (Lei Paulo Gustavo-LPG). Além disso, participou da Exposição Fotográfica comemorativa aos 10 anos do Curso Superior de Tecnologia em Fotografia e da Jornada de Formação do Prêmio Margem de Fotografia 2020.

Sobre o quilombo

O Quilombo de Águas Claras, distante 12km do centro de Triunfo, é uma comunidade com uma área correspondente a 180 hectares e é formada por 50 famílias. Sua economia se baseia na agricultura de subsistência e o nome Águas Claras vem do fato de haver grande quantidade de minas de água doce e cristalinas na região. A comunidade foi certificada como remanescente de quilombo pela Fundação Cultural Palmares em 2008, conforme Processo FCP n.º01420.001742/2008-30 - Certificado n.º 94/2008 e Portaria n.º 39703, que garante à comunidade cuidados, atenção e proteção por força de lei.

Além de praticar a agricultura de subsistência, o Quilombo de Águas Claras desenvolve atividades embasadas no turismo de experiência, onde o turista é recebido pelos moradores, que mostram toda sua cultura, história e gastronomia.

Diogo Moraes e Luciano Torres pleiteiam Casa da Justiça e Cidadania para Ingazeira

Acompanhado do prefeito Luciano Torres, o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) visitou, nesta terça-feira, o presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, desembargador Ricardo Paes Barreto. No encontro, o prefeito e o deputado estadual que representa o município solicitaram ao chefe do Poder Judiciário a instalação de uma Casa da Justiça e Cidadania para o município. A reunião foi realizada na presidência do TJPE.

“Trouxemos esse pleito ao presidente do TJPE, o desembargador Ricardo Paes Barreto, que nos recebeu muito bem, escutou nossa demanda e compreendeu essa importância, sinalizando que o município será contemplado com esse projeto tão significativo para nossa sociedade. Inclusive, participamos da inauguração da unidade de Carnaíba recentemente e vimos como inovadora é a Casa da Justiça e Cidadania. Com certeza, será uma grande conquista para população de Ingazeira”, afirmou Diogo Moraes.

As Casas de Justiça e Cidadania são unidades com atuação interdisciplinar, que visam promover o desenvolvimento de ações destinadas à efetiva participação do cidadão na solução de seus problemas e sua aproximação com o Poder Judiciário, além de servir de sede e apoio logístico aos agentes comunitários de justiça e cidadania.

As casas promovem mediação e conciliação, além de viabilizar o oferecimento de cursos e prestar serviços de interesse comunitário, como de orientação à saúde, assistência à infância, à juventude, à família, à segurança, ao meio ambiente e às pessoas com deficiência, dentre outros.

Ainda com o prefeito Luciano Torres, Diogo Moraes fez uma visita ao senador Fernando Dueire, onde levou as demandas importantes para o município de Ingazeira.

Alepe: Comissão de Finanças vai articular com Governo compra de ambulâncias usando emendas parlamentares

A Comissão de Finanças da Alepe articula com o Governo de Pernambuco a viabilização da compra de ambulâncias através de emendas parlamentares, após constatar que os preços atuais dos equipamentos superam os valores inicialmente previstos. A medida foi discutida na reunião do colegiado nesta quarta-feira (6).

De acordo com relatório apresentado pela presidente do colegiado, deputada Débora Almeida (PSDB), os parlamentares apresentaram 98 emendas para aquisição de ambulâncias. No entanto, o preço atual dos equipamentos é superior ao valor que consta nas emendas apresentadas pelos deputados. Hoje, o custo de uma ambulância é da ordem de R$ 150 mil. No momento em que as emendas foram protocoladas, contudo, elas custavam cerca de 10% a menos.

“A comissão está articulando junto ao Governo do Estado para que seja feita uma licitação, porque em grande quantidade é possível conseguir um preço mais em conta do que na compra de forma individualizada por cada um dos municípios”, explicou Débora Almeida. “Estamos tratando do assunto com a Casa Civil e a Secretaria de Saúde do Estado para que possam ser feitas essas aquisições”.

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Prefeito Marconi Santana fará a entrega de três novas ambulâncias para a população florense

O prefeito Marconi Santana fará a entrega de três novas ambulâncias para a população florense, um marco importante na história da cidade. Com recursos próprios do município, essas ambulâncias foram adquiridas para reforçar o sistema de saúde local, garantindo atendimento de qualidade e agilidade para todos os florenses.

A cerimônia de entrega ocorrerá na próxima sexta-feira, 8 de novembro, às 10 horas da manhã, no Palácio Municipal Manoel de Souza Santana. É um momento de grande importância para a comunidade e todos estão convidados a participar.

Essa conquista é resultado do trabalho dedicado do prefeito Marconi Santana, que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos florenses. Desde o início de sua gestão, Marconi tem trabalhado incansavelmente para desenvolver ações voltadas para a melhoria da saúde, educação e infraestrutura da cidade.

A aquisição das ambulâncias é mais um exemplo do compromisso do prefeito com a saúde da população. Com esses veículos, os serviços de emergência serão mais eficientes e rápidos, salvando vidas e melhorando a qualidade de vida dos florenses.

Carnaíba conquista o Selo Unicef 2021-2024

O município de Carnaíba foi oficialmente aprovado para receber o Selo Unicef 2021-2024, uma conquista que reconhece o compromisso com a promoção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Este reconhecimento é resultado de ações e políticas públicas que vêm sendo desenvolvidas em áreas essenciais, como saúde, educação, assistência social e proteção.

O Selo Unicef é concedido a cidades que demonstram avanços significativos na melhoria da qualidade de vida de seus jovens, e Carnaíba destacou-se pelos esforços em fortalecer iniciativas que priorizam o bem-estar e o desenvolvimento das novas gerações. A aprovação é um marco importante e reafirma o compromisso da gestão municipal com um futuro mais justo e promissor para todos.

O prefeito Anchieta Patriota celebrou a conquista e destacou que ela é fruto de um trabalho coletivo entre diversas secretarias e parceiros. "Este é um reconhecimento que nos enche de orgulho e nos motiva a continuar investindo no futuro de nossas crianças e adolescentes", afirmou. A articuladora do Selo Unicef em Carnaíba é a secretária de Assistência e Inclusão Social Thaynnara Queiroz, a coordenação do NUCA ficou com Luana Mayara.

Sandrinho comemora mais uma conquista do Selo Unicef para Afogados


O Prefeito Sandrinho Palmeira comemorou na manhã desta quarta (06), a conquista do selo Unicef para Afogados da Ingazeira. O anúncio dos municípios contemplados foi feito nas redes sociais do Unicef Brasil.

O selo é o reconhecimento do Unicef às cidades que mais avançaram nas políticas públicas municipais voltadas para crianças e adolescentes no período 2021-2024, levando em conta indicadores como ampliação da cobertura vacinal, redução da evasão escolar e fortalecimento da rede de proteção contra a violência, dentre outros. Esse é o segundo quadriênio consecutivo que Afogados tem o trabalho reconhecido pelo Unicef.

“É muito gratificante ser Prefeito de uma cidade tão exigente como Afogados e poder ter o trabalho reconhecido por uma instituição tão importante, de tanta credibilidade, como o Unicef. Me deixa orgulhoso da equipe e motivado pra fazer ainda mais por nossas crianças e adolescentes”, avaliou o Prefeito Sandrinho Palmeira.

A coordenadora do selo Unicef em Afogados, Socorro Martins, agradeceu o trabalho e o empenho da equipe de todas as secretarias diretamente envolvidas, como saúde, educação, assistência social e cultura. “Quero parabenizar a todos que fizeram parte desta edição, pelo empenho, dedicação e comprometimento no trabalho intersetorial, de modo a garantir as políticas públicas para a infância e adolescência,” afirmou Socorro.

No site oficial do Unicef, o representante do órgão no Brasil, Youssouf Abdel-Jelil, destacou que as cidades contempladas com o selo foram as que mais avançaram nos indicadores com relação ao ano de 2021. “O UNICEF comemora esse avanço de cidades em regiões vulneráveis que conseguiram tirar o atraso e melhorar mais. Com o apoio do UNICEF, esses municípios conseguiram trazer mais eficiência para a sua gestão em diferentes áreas ligadas aos direitos da infância e adolescência, passando a cumprir de forma mais eficiente o que já é um dever do poder público”, destacou o representante do Unicef.

Lula parabeniza Donald Trump por eleição nos EUA: "Desejo sorte e sucesso ao novo governo"


O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou o republicano Donald Trump pela vitória nas eleições presidenciais, confirmada nesta terça-feira (6) pela imprensa. Trump já contabiliza 277 delegados, sete a mais do que os 270 necessários para a declaração de vencedor. A democrata Kamala Harris tem 224.

"Meus parabéns ao presidente Donald Trump pela vitória eleitoral e retorno à presidência dos Estados Unidos", disse Lula, em comunicado publicado em seu perfil no X, antigo Twitter.

"A democracia é a voz do povo e ela deve ser sempre respeitada. O mundo precisa de diálogo e trabalho conjunto para termos mais paz, desenvolvimento e prosperidade", continuou Lula, antes de completar: "Desejo sorte e sucesso ao novo governo". Por Fabio Nóbrega/Folha de Pernambuco.

Prefeitura de Afogados iniciou três novos cursos de qualificação profissional

Panificação, cozinha profissional e marketing digital são os novos cursos que tiveram turmas iniciadas esta semana em Afogados da Ingazeira.

Com o objetivo de universalizar o processo de qualificação profissional em Afogados, a Prefeitura tem levado cursos também para a zona rural do município.
Tiveram início esta semana as aulas do curso de panificação na comunidade rural do Alto Vermelho, em parceria com o SENAI.

Ao todo, 23 mulheres estão participando do curso, que terá 40 horas de duração e está sendo ministrado pela Instrutora do SENAI, Annielly Trindade. Além das aulas teóricas, as participantes também contarão com aulas práticas.


Outro curso iniciado essa semana, é o curso de Cozinha Profissional, também com 40 horas de duração, e está tendo a suas aulas teóricas na escola municipal Ana Melo. As aulas práticas ocorrerão na carreta do SENAI. Esse curso, especificamente, também conta com a parceria do Governo de Pernambuco. Já o curso de marketing digital, parceria com o SEBRAE, está sendo realizado no auditório da secretaria de assistência social.


"Ate o final do ano teremos realizado 50 cursos, com quase mil pessoas capacitadas, tanto na cidade quanto na zona rural. Essa universalização do nosso programa de qualificação é uma determinação do nosso Prefeito Sandrinho Palmeira, de forma a garantirmos oportunidades de qualificação também para os moradores da zona rural de Afogados,” destacou o Secretário de Administração e desenvolvimento econômico de Afogados, Ney Quidute.

Equipe de transição do prefeito Berg Gomes, continua realizando visitas durante esta semana

A cidade de Carnaíba, no Sertão de Pernambuco, está vivendo um período de transição política, com a equipe do prefeito eleito, Wamberg Gomes, se reunindo com representantes da atual gestão do prefeito Anchieta Patriota. Essas visitas têm o objetivo de alinhar as informações necessárias para a continuidade dos serviços públicos e garantir uma transição tranquila e eficiente para o novo governo.

Durante esta semana, as equipes de transição se reuniram com diversas secretarias municipais, buscando conhecer de perto as demandas e projetos em andamento. Entre as visitas mais importantes, destacam-se a Secretaria de Governo, a Diretoria da Juventude e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), setores essenciais para o bom funcionamento da administração municipal.

A primeira visita foi à Secretaria de Governo, onde a equipe de transição teve a oportunidade de dialogar com os secretários e servidores da pasta, discutindo questões administrativas e estratégicas para o município. A Secretaria de Governo desempenha um papel fundamental na articulação política, coordenação das ações das demais secretarias e gestão de recursos. A reunião focou na análise das ações de curto e médio prazo, bem como a troca de informações sobre projetos em andamento e o planejamento de ações para o próximo ano.

Também visitou a Diretoria da Juventude, uma pasta fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à juventude do município. Durante a reunião, foram discutidos programas e iniciativas já em curso, como os projetos de inclusão social e capacitação profissional para jovens, além da criação de novos espaços e oportunidades para os jovens carnaibanos.


Por fim, a equipe de transição esteve no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), um dos serviços mais importantes para a população em situação de vulnerabilidade social. O CRAS oferece atendimento às famílias e pessoas em situação de risco social, com programas voltados para o fortalecimento de vínculos familiares, o acesso a benefícios e o acompanhamento de casos específicos.

Alepe discute possível concessão de serviços da Compesa à iniciativa privada

A Comissão de Administração Pública da Alepe recebeu nesta terça (5) o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Alex Campos, para tratar de uma possível mudança na gestão dos serviços da empresa. O modelo em estudo junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), seria uma concessão de parte das atividades da instituição à iniciativa privada, a exemplo do que fizeram Alagoas e Rio de Janeiro.

Atualmente, a Companhia – uma sociedade de economia mista que tem o Estado como maior acionista – atua em quatro eixos: captação de água, tratamento, distribuição e processamento do esgoto. Pelo modelo que está sendo considerado, a Compesa manteria sob sua responsabilidade os dois primeiros serviços e abriria os demais para serem prestados pelo setor privado.

Conforme salientou Campos, a ideia, com a medida, é “ampliar o investimento para melhor atender a população de todo o Estado”. Ele acrescentou que Pernambuco tem um dos piores índices de intermitência de abastecimento de água do Brasil e rodízios longos que prejudicam a população. “Temos um problema grave porque não temos água de fácil operação. Para levar água do Rio São Francisco para Caruaru, por exemplo, nós percorremos 300 quilômetros entre canais e adutoras”, explicou.

Todo esse processo, como destacou o presidente da Compesa, demanda investimentos altos, principalmente na melhoria da tubulação, que, segundo ele, é precária em muitas localidades. Ele observou que, hoje, com os recursos de que dispõe, a Compesa não consegue dar conta de todos os desafios.

Apesar da proposta de concessão de serviços à iniciativa privada, Campos fez questão de assegurar, durante a reunião do colegiado, que a modificação não representaria a privatização da Compesa. “Vamos manter 100% das cotas. Não estamos negociando ações. Estaremos fazendo apenas a concessão dos serviços”, frisou, reforçando que o principal objetivo é ampliar os investimentos para atender melhor a população.

Debates

Mesmo com garantias, parlamentares demonstraram cautela em relação à proposta. Waldemar Borges (PSB) considerou que as mudanças sugeridas trazem apreensões. “Tenho preocupação e interesse em ver como vai ficar objetivamente essa equação financeira, quando se divide produção e tratamento de um lado, e a venda da água e o tratamento de esgoto de outro lado”, disse.

Encaminhamentos

Para João Paulo (PT), seria importante conhecer a experiência de outros Estados para evitar erros. “Queria propor de irmos, no mínimo, até Alagoas, para conhecer as experiências de lá, ouvir a representação dos trabalhadores e a representação da empresa de forma democrática e transparente”, sugeriu.

O presidente do colegiado, Joaquim Lira (PV), propôs a criação de uma frente parlamentar formada por deputados de diferentes regiões do Estado e partidos políticos para acompanhar os desdobramentos junto à Compesa. Também se manifestaram os deputados Antônio Moraes (PP), Dani Portela (PSOL), Edson Vieira (União), Eriberto Filho (PSB), Jarbas Filho (PSB), Jeferson Timóteo (PP), Luciano Duque (SD) e Romero Sales Filho (UB). As informações são da Alepe.

Zeinha Torres, Dr. Pedro Alves e Marquinhos Melo garantem R$ 800 mil junto ao senador Fernando Dueire para Iguaracy

Em uma recente visita ao senador Fernando Dueire, o prefeito atual de Iguaracy, Zeinha Torres, o prefeito eleito Dr. Pedro Alves, e o vice-prefeito eleito Marquinhos Melo, asseguraram um investimento significativo para a cidade: R$ 800 mil, que serão divididos em dois momentos, com R$ 300 mil destinados à saúde ainda este ano e a promessa de mais R$ 500 mil para a construção de uma ciclovia que ligará o centro ao Bairro Otaviano Bezerra, em 2025.

A visita ao senador não foi apenas uma formalidade política, mas uma ação estratégica para garantir recursos essenciais para a população de Iguaracy. O aporte de R$ 300 mil, que será liberado ainda este ano, será de grande valia para fortalecer a saúde pública do município. Em tempos de desafios econômicos e sanitários, garantir esses recursos pode ser a chave para oferecer melhores condições de atendimento e infraestrutura à população.

Já a promessa de R$ 500 mil para 2025 tem um caráter transformador. A construção da ciclovia, que ligará o centro da cidade ao Bairro Otaviano Bezerra, é um passo importante para a melhoria da mobilidade urbana e qualidade de vida dos cidadãos. A ciclovia representa mais do que uma obra de infraestrutura: ela simboliza o compromisso com um urbanismo mais sustentável, acessível e que promova a saúde física da população.

O encontro com o senador Fernando Dueire demonstra que a gestão de Zeinha Torres e de seus sucessores, Pedro Alves e Marquinhos Melo, vai além de soluções imediatas. Trata-se de uma articulação política inteligente, com foco na continuidade de projetos e na construção de uma rede de apoio estratégico para garantir a relevância de Iguaracy no cenário estadual.

terça-feira, 5 de novembro de 2024

Prefeitura de Afogados vai assumir administração da Asavap

A Prefeitura de Afogados irá assumir, nesta quarta (06), a administração do abrigo da Asavap e os cuidados integrais com os idosos que lá vivem.

A Prefeitura assumirá o controle atendendo a uma solicitação da justiça.

O Prefeito de Afogados, Alessandro Palmeira, terá uma reunião na manhã desta quarta, às 8h, na Asavap, com os cuidadores que ainda atuam na unidade, secretários municipais de saúde (Artur Amorim) e assistência (Madalena Leite), gestores do CRAS, CREAS e vigilância em saúde, para definir a logística e estrutura necessária para que a prefeitura possa assumir o controle da unidade.

“Mais do que o mero atendimento a uma demanda judicial, assumir o controle da Asavap é uma questão humanitária, de poder ajudar, de poder contribuir para levar saúde, resgatar o respeito e a dignidade dos idosos e idosas que lá vivem,” destacou Sandrinho Palmeira.

Prefeito Marconi Santana é destaque no Prêmio Excelência 2023, como um dos mais atuantes em Inclusão Social no Pajeú


O prefeito Marconi Santana, que está concluindo seu 4º mandato em Flores, no Sertão do Pajeú, foi escolhido, no Prêmio Excelência 2023, através de uma pesquisa popular, como um dos Prefeitos Mais Atuantes em Ações de Inclusão Social da região em 2023. Uma conquista que reafirma o compromisso de Marconi com o bem-estar e a qualidade de vida da população florense, ao longo de seus quatro mandatos.

Marconi Santana tem se destacado pela gestão voltada para a inclusão social, implementando políticas públicas que garantem oportunidades a todos, independentemente de classe social, gênero ou condição econômica. Sua atuação tem sido um exemplo claro de como a política pode, de fato, transformar a realidade das pessoas, melhorando a vida da população de forma sustentável e acessível.

Nos últimos anos, a cidade de Flores passou por transformações significativas. Além de melhorias em infraestrutura e saúde, Marconi tem promovido ações de acesso à educação, capacitação profissional e cidadania ativa, com um olhar atento às necessidades das famílias em situação de vulnerabilidade.

Ao longo de sua trajetória política, Marconi sempre foi um defensor da igualdade de oportunidades, buscando meios para integrar os cidadãos ao processo de desenvolvimento local. Seja por meio de parcerias com entidades sociais, programas de habitação, ou iniciativas que fomentam a autonomia financeira da população, sua administração tem deixado um legado de solidariedade e progresso social.

Em 2023, o reconhecimento não veio apenas de números e resultados visíveis, mas também do afeto e gratidão dos florenses, que sentiram na prática o impacto positivo dessas ações. Os habitantes de Flores sabem que Marconi não é apenas um líder político, mas um verdadeiro agente de transformação social.
Ao concluir seu quarto mandato à frente da Prefeitura de Flores, Marconi Santana deixa uma marca indelével na história da cidade. A pesquisa popular que o elegeu um dos prefeitos mais atuantes em ações de inclusão social na região do Pajeú é, sem dúvida, uma homenagem merecida ao seu trabalho incansável e sua dedicação ao povo de Flores.

Novos prefeitos: TCU reforça medidas necessárias na transição de mandatos

Com o fim das eleições 2024, boa parte dos municípios do Brasil entram no chamado período de transição. Trata-se do intervalo de tempo em que as principais informações de gestão devem estar alinhadas entre as equipes dos governos que saem e dos que entram. Normalmente, esse repasse de informações é intensificado entre 31 de dezembro e 1° de janeiro.

Diante disso, o Tribunal de Contas da União (TCU) contribuiu para a elaboração de uma série de orientações com medidas que os gestores devem adotar para garantir que a sociedade não seja prejudicada com a descontinuidade de serviços e projetos em andamento, essenciais para a população.

Denominado “Caderno de Encerramento e Transição de Mandatos em Municípios Brasileiros” o conteúdo, que foi organizado pela Associação Brasileira de Municípios, contém dicas para os gestores concluírem uma passagem de cargo segura, com diminuição de riscos de responsabilização por falta de conhecimento das normas, assim como pela omissão do dever de prestar contas.

Nesse sentido, o TCU orienta, por exemplo, uma troca de informações sobre o que está acontecendo no município. Além disso, é importante atuar sobre a estrutura administrativa, fazendo com que a nova gestão entenda como funciona a situação orçamentária, financeira e patrimonial.

Segundo o especialista em orçamento público, Cesar Lima, os gestores que assumirão agora precisam ver, inclusive, se os valores deixados nos cofres são suficientes para o primeiro mês do ano, ou se não houve nenhuma despesa proibida em ano eleitoral.

“Em relação às prestações de contas, uma que dê a cabo uma condenação ao gestor, uma responsabilização do gestor em relação às contas não aprovadas. Ele pode, inclusive, ser impedido de concorrer a cargo público, impedido de ser contratado em cargos públicos, ele pode sofrer multas e isso daí pode, inclusive, dependendo do caso, ser transferido também para a esfera criminal.” Fonte: Brasil 61

Inscrições abertas para a Feira da Mulher Empreendedora de Carnaíba 2024: Participe e Impulsione Seu Negócio


Estão abertas as inscrições para a tão aguardada Feira da Mulher Empreendedora de Carnaíba 2024, que acontecerá no dia 29 de novembro. É a sua chance de mostrar seu talento, divulgar seus produtos e fortalecer sua rede de contatos!

Se você é uma mulher empreendedora e quer aproveitar essa oportunidade única, inscreva-se gratuitamente na Secretaria de Assistência e Inclusão Social. As inscrições vão de hoje até o dia 14 de novembro, das 7h às 13h.

Venha fazer parte desse evento incrível, pensado especialmente para valorizar e impulsionar o empreendedorismo feminino em nossa cidade. Não fique de fora!

Mostra de Cinema visita territórios Quilombolas de Afogados da Ingazeira, Carnaíba e Iguaracy, no Pajeú

Em sua segunda edição Semente - Mostra Itinerante de Cinema Negro, acontecerá dias 04 e 05 de novembro na Comunidade do Leitão da Carapuça/Afogados da Ingazeira, dias 07 e 08 de novembro na Comunidade da Varzinha dos Quilombolas/Iguaracy e dias 25 e 26 de novembro na Comunidade Travessão do Caroá/Carnaíba.

Durante a mostra serão curtas metragens nacionais, dirigidos e/ou codirigidos por pessoas negras e indígenas. As comunidades ainda terão ações formativas e rodas de diálogo.

Além dos 9 filmes selecionados pela curadoria de Anna Andrade e Bruna Tavares, também integram a programação os filmes produzidos durante as oficinas de realização audiovisual, ministrada pela realizadora pernambucana Erlânia Nascimento, com estudantes da rede municipal e estadual, de escolas próximas às comunidades.

Tanto as oficinas quanto as atividades de exibição acontecem com apoio das associações das comunidades, potencializando os encontros e trocas para o fortalecimento da cadeia audiovisual no Pajeú. Tudo gratuito.

“Para essa edição pensamos numa programação que possibilite reflexões sobre futuros possíveis as comunidades negras, teremos muito dessa proposta nos filmes e nas atividades formativas. Claro, entendendo que para construir o futuro, precisamos conhecer o passado também. O Semente segue um caminho de fortalecimento da comunidade e amadurecimento das suas provocações.” Explica Rafaela de Albuquerque, produtora da Mostra.

Também compõe a programação encontros para trocas de saberes sobre produção cultural e com os mestres das comunidades. Em todas as paradas haverá apresentações culturais organizadas pelas próprias comunidades, uma oportunidade de troca, reconhecimento e renda para as atividades culturais locais.

A Semente - 2º Mostra Itinerante de Cinema Negro é uma realização da Pajeú Filmes, em parceria com a Sagaz Produções, apoio da Comissão Quilombola do Caroá, da Associação da Varzinha dos Quilombolas e da Associação Rural do Umbuzeiro e Leitão, e tem incentivo do Funcultura/ Fundarpe/ Secretaria de Cultura/ Governo de Pernambuco.

Secretaria de Assistência Social de Carnaíba realizou o Fórum Municipal do Projeto da Lei do SUAS

Nesta segunda-feira (04), a Secretaria de Assistência e Inclusão Social de Carnaíba realizou o Fórum Municipal do Projeto da Lei do SUAS e a Mostra de Cinema “Outros Sertões e o Minuto” no Teatro José Fernandes de Andrade.

A cerimônia de abertura contou com a presença do prefeito Anchieta Patriota, da secretária de Assistência Social Thaynnara Queiroz, do secretário de Administração Everaldo Patriota, e da cineasta Uilma Queiroz. Também marcaram presença representantes do Conselho Tutelar, da Secretaria de Educação, do Conselho do Idoso e da Diretoria de Cultura.

Após os discursos, o público assistiu a uma apresentação vibrante do grupo de capoeira do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

Durante a Mostra de Cinema “Outros Sertões e o Minuto,” foram exibidos quatro filmes produzidos por um grupo de idosos, com o apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Assistência e Inclusão, destacando a criatividade e a expressão cultural da comunidade.


O Fórum abordou a apresentação e discussão do projeto da Lei do SUAS. O encontro promoveu uma rica troca de ideias, envolvendo usuários da política de assistência, trabalhadores do SUAS, membros de Conselhos da sociedade civil, representantes do poder legislativo, a rede intersetorial e gestores municipais. A proposta de Lei foi aprovada para encaminhamento ao setor jurídico e, posteriormente, à Câmara Municipal de Vereadores.

O evento também deu início à Semana Nacional de Conciliação, que acontece de 4 a 8 de novembro. As atividades incluem panfletagem durante a semana e uma palestra especial para as comunidades quilombolas, programada para o dia 06/11, às 10h, na Escola do Travessão.

Com mais de mil vagas disponíveis, Feirão de Empregos é realizado no Recife

A oportunidade chegou. Quem busca um trabalho formal no Recife e Região Metropolitana terá a chance de, em um único dia, realizar contato direto com diversas empresas que estão com vagas disponíveis. O 2º Feirão de Empregos, organizado pelo Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo (SEDEPE), será realizado nesta terça-feira (5), na Escola Técnica Estadual Professor Agamenon Magalhães (ETEPAM), localizada Avenida João de Barros, 1769, no Bairro da Encruzilhada. O público deve chegar entre 8h e 12h, sendo atendido por ordem de chegada. As entrevistas ocorrerão das 9h às 15h.

A nova edição do evento conta com a participação de 30 empresas, de diversos setores, oferecendo cerca de mil vagas para variadas funções. Os processos seletivos serão realizados no momento da ação. Para participar, o candidato deverá apresentar carta de encaminhamento, emitida previamente pela Casa do Trabalhador.

“Estamos muito felizes em realizar mais uma edição do Feirão de Empregos, idealizado para facilitar a conexão entre trabalhadores e empregadores, tornando mais ágil o processo que vai da seleção à contratação. Durante o evento, os candidatos já têm a oportunidade de participar de entrevistas, podendo sair com uma aprovação para a próxima etapa do processo ou até mesmo para serem admitidos. Iniciativas desse tipo são estruturadas pelo Governo de Pernambuco visando aumentar a empregabilidade da população”, afirma a titular da SEDEPE, a secretária Amanda Aires.

IFPE abre seleção de estudantes para especializações gratuitas na modalidade EaD

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) lançou, nesta quinta-feira (31), três editais de seleção simplificada de estudantes para especializações Lato Sensu gratuitas na modalidade Educação a Distância (EaD), ofertadas pelo programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação (MEC).

As especializações oferecidas são em Gestão na Educação Profissional e Tecnológica (200 vagas), Educação a Distância na Educação Profissional e Tecnológica (200 vagas) e Ensino de Ciências “Ciências é 10!” (150 vagas), e estão distribuídas nos municípios pernambucanos de Águas Belas, Carpina, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Palmares, Pesqueira, Sertânia, Surubim e Santa Cruz do Capibaribe, além de Santana do Ipanema (AL).

Para a especialização em Gestão na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), poderão participar profissionais portadores/as de diploma de graduação em qualquer área do conhecimento, obtido em instituições reconhecidas pelo MEC, preferencialmente aqueles/as que atuam ou que pretendem atuar em espaços e funções de gestão na EPT pública, em especial na direção e na vice-direção de escola, coordenação pedagógica, orientação educacional e supervisão de ensino, dentre outros.

Com relação à Educação a Distância na EPT, é preciso ser portador/a de diploma de graduação em qualquer área do conhecimento, obtido em instituições reconhecidas pelo MEC, que atuam ou que pretendem atuar na Educação Profissional e Tecnológica. Já para o Ensino de Ciências “Ciências é 10!”, poderão ingressar professores/as graduados/as, com diploma reconhecido pelo MEC, que estão atuando em diferentes sistemas de ensino, com foco nos que lecionam na área das Ciências da Natureza na Educação Básica.

O processo seletivo será realizado por meio da análise curricular, que levará em conta a formação acadêmica, experiência profissional, participação em eventos acadêmicos e voluntariado.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 25 de novembro, por meio do endereço eletrônico https://selecoes.ead.ifpe.edu.br, de acordo com a documentação e critérios descritos no edital. O valor da taxa de inscrição será de R$ 50, mas será assegurada a isenção da taxa de inscrição para membros inscritos no CadÚnico e for membro de família de baixa renda. A isenção poderá ser solicitada até o dia 08 de novembro, também pelo site https://selecoes.ead.ifpe.edu.br.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail: selecoes@ead.ifpe.edu.br

> Para conferir mais informações e cronograma completo das seleções, acesse: