Páginas

terça-feira, 7 de julho de 2015

Prova prática para tirar habilitação em PE inclui agora boneco de ciclista

Tirar a Carteira Nacional de Habilitação no Recife ficou um pouco mais difícil: agora, os candidatos precisam demonstrar que conseguem manter a distância mínima entre carro e bicicletas. 

O Detran de Pernambuco colocou duas réplicas de ciclistas no pátio de provas. Se o candidato encostar nos bonecos, comete falta gravíssima e é eliminado.

Se desrespeitar a distância mínima de um metro e meio, conforme estabelecido no Código de Trânsito Brasileiro, a falta é considerada média e a punição, mais branda: dois pontos negativos. Com quatro, o candidato é reprovado.

"Não sabia da distância mínima. Não me disseram nem na autoescola nem nas aulas práticas", disse o estudante Saulo Barros, 22.

Dos cerca de 300 candidatos que fazem a prova diariamente, em média 5% erram a distância mínima, diz o examinador Marcelo Ferreira.

O presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro, diz que em fevereiro começou a oferecer cursos para instrutores de autoescola alertando sobre as mudanças na prova prática. A informação ta no jornal Floripa desta terça-feira.

A novidade não é unanimidade nem entre os ciclistas, que alegam que a posição das bicicletas, paradas, não representa a realidade das ruas.

Daniel Oliveira, coordenador da Ameciclo (Associação Metropolitana dos Ciclistas do Grande Recife), ressalta que os bonecos não ajudam a treinar a ultrapassagem.

Segundo o Detran, o Estado foi o primeiro a adotar o sistema no país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário