Páginas

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Prefeituras são maiores empregadoras no serviço público brasileiro


Resultado de imagem para Prefeituras são maiores empregadoras no serviço público brasileiro

Os municípios se tornaram os maiores empregadores no serviço público brasileiro nos últimos 21 anos, segundo consta no Atlas do Estado Brasileiro divulgado, nessa terça-feira (18), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Entre 1995 e 2016 houve um aumento de 175% na quantidade de funcionários contratados pelas prefeituras do País. Em Pernambuco, a realidade é parecida. O salto no número de servidores municipais, no mesmo período, foi de 142%. Foi o que informou o JC Online.

Eram 2,4 milhões de empregados nas prefeituras do Brasil em 1995. Em 2016, o número passou para 6,5 milhões. No Estado, o contingente passou de 113,3 mil para 274,6 mil, nos mesmos 21 anos. Para se ter ideia do que esses números significam, basta lembrar que o número de pessoas com 14 anos ou mais ocupadas em Pernambuco é de 3,5 milhões, segundo informações da Pnad Contínua, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Atualmente, a maioria dos municípios brasileiros – principalmente os de menor porte – estão em uma grave crise fiscal, com as despesas maiores do que as suas receitas, e mais de 90% deles dependem de transferências da União e dos Estados para bancarem as suas contas. Em Pernambuco, 139 dos 184 municípios estão acima do limite permitido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), de 54%, para gastos com pagamento de pessoal.

“Cada vez mais o funcionalismo público brasileiro é municipal. Um dos fatores que contribuíram para isso foi a descentralização de políticas públicas que saíram da União para os municípios, como a prestação de serviços de saúde, educação e assistência social. Isso começou com força na década de 1970 e essas obrigações aumentaram com a Constituição de 1988”, resume o coordenador do Atlas e pesquisador do Ipea, Félix Lopez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário