Páginas

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Processo para pedir seguro-desemprego passa a ser 100% pela internet

Resultado de imagem para seguro desemprego 110 por cento pela net

Os trabalhadores que forem demitidos poderão pedir o seguro-desemprego sem a necessidade de entregar documentos presencialmente. O anúncio foi feito pelo Ministro do Trabalho nesta quarta-feira (19) e estará disponível a partir das 18h no portal Emprega Brasil.

O chamado seguro-desemprego 100% web permitirá que o benefício seja concedido sem a necessidade de comparecimento a um posto de atendimento. Até então, o trabalhador podia dar entrada no seguro-desemprego pela internet, mas era preciso agendar uma data para levar os documentos presencialmente.

Para pedir o seguro-desemprego, será preciso preencher um cadastro no portal Emprega Brasil, informar os dados pessoais e responder um breve questionário sobre o histórico de trabalho e previdenciário.

O sistema vai checar se as informações fornecidas constam nas bases de dados do governo. Caso não haja necessidade de complementação, o benefício será concedido em 30 dias, mesmo prazo dado para o trabalhador faz o pedido em um posto de atendimento.

Se houver necessidade de mais esclarecimentos, o trabalhador terá de ir pessoalmente a uma agência do Sine (Sistema Nacional de Emprego).

Pelo portal, o trabalhador também pode consultar oportunidades de trabalho e cursos de qualificação profissional que estejam sendo oferecidos próximos ao local onde mora.

(*Com informações da Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário