Comercialização é tema de capacitação para agricultores de Serra Talhada


De acordo com o Núcleo do IPA, foi realizada nesta quarta-feira (22), na comunidade Malhada do Juá, no município de Serra Talhada, uma oficina para analisar, discutir e apontar caminhos, buscando o entendimento da economia dos pequenos agricultores familiares, seus consórcios de subsistemas, troca de serviços e de divisão do trabalho, utilizando a mão de obra familiar. Participaram 30 Famílias do núcleo Tapera do Projeto Dom Helder.

A oficina foi conduzida pela equipe local do IPA, formada pelos colegas extensionistas, Américo Magalhães, Maria Denise, Germano Pereira e Adriano Edson, com acompanhamento do coordenador da atividade, Gerlucio Moura, e da Gerência Regional do IPA em Serra Talhada. O conteúdo e a metodologia utilizadas contemplaram análise de cenários, reflexão sobre as práticas utilizadas atualmente e trabalhos em grupos para melhor visualizar o quadro atual e as novas possibilidades para o futuro, para que os produtores tenha acesso às práticas de relações comerciais e dos canais disponíveis.

O objetivo é lançar desafios e encontrar caminhos, a fim de melhorar o processo de produção, embalagem, transporte e comercialização, mostrando a importância do beneficiamento, formas de apresentação e da qualidade dos produtos oferecidos pelas famílias na abertura de novos mercados e formas de vendas e elevação do lucro. 

As famílias capacitadas, que são beneficiárias do projeto Dom Helder,  serão capacitadas e contarão assistência técnica do IPA, sendo ainda beneficiadas com recursos  do Governo Federal, disponibilizados por meio da ANATER - Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural , em parceria com o Governo do Estado , por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, para iniciar uma atividade que possa ser ampliada com o tempo, gerar renda e promover a segurança alimentar e nutricional das mesmas.

Comentários

Anterior Proxima Página inicial