Páginas

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

No Senado após ser convocado, ministro do Turismo é cobrado por Humberto sobre desastre no Nordeste


Indignado com a falta de ação por parte do governo Bolsonaro com o desastre ambiental que afeta o litoral nordestino, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), responsabilizou a gestão federal pelo agravamento da chegada do óleo à costa e cobrou medidas concretas do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, para evitar um colapso na região com a chegada do verão. O ministro foi convocado pelo Senado, nesta terça-feira (22), para explicar o laranjal do PSL.

De acordo com Humberto, que perguntou a Marcelo o que a pasta está fazendo para minimizar os efeitos da tragédia no Nordeste, Bolsonaro deve ter torcido para o sofrimento do nordestino com o petróleo que suja a costa. O senador ressaltou que não se ouviu falar de monitoramento de satélites e fotos e que o presidente não pisou na região para prestar solidariedade e anunciar medidas concretas.

“O presidente, que não tem sensibilidade alguma e odeia o Nordeste, foi para o outro lado do planeta. Ele deveria demitir o seu ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, para fingir, pelo menos, que está preocupado com a situação. A total inoperância desse governo incompetente só perde para o tamanho do desastre. Os primeiros sinais da tragédia aconteceram no fim de agosto. Mas somente ontem esse governo irresponsável anunciou as primeiras ações”, criticou. 



O senador avalia que as consequências para a população são extremamente negativas, pois estão sendo comprometidos estuários, áreas onde acontecem reproduções de seres marinhos e locais de grande atração turística.

“É um problema gravíssimo. Muitos trabalhadores dependem da temporada de verão e irão sofrer. Já há perspectivas de desastre econômico. Empresas de turismo já estão desestimulando turistas a visitarem o Nordeste. Tudo por culpa da omissão do governo Bolsonaro”, disparou.

O parlamentar afirmou que o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, deveria ser demitido, pois, além de não ter tomado nenhuma ação, espalhou fake news e responsabilizou ONGs. “Esse ministro sumiu. Tomou Doril, sumiu. Só hoje ele deu as caras lá em Pernambuco e, mesmo assim, passou só 15 minutos, onde não falou com ninguém”, observou. 

O líder do PT ressaltou que é o povo do Nordeste que está limpando as praias no braço, junto com prefeituras e governos estaduais. "Mas o óleo tem substâncias tóxicas que prejudicam a pele, a respiração. Falta equipamento. Para que serve o governo federal? Para que serve o ministro?”, questionou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário