Disseminação da Covid-19 no interior de PE segue o fluxo da BR-232, diz SES


De sábado (18) para esta segunda-feira (20), 14 novos municípios pernambucanos apareceram no boletim epidemiológico da Secretaria estadual de Saúde, com os primeiros registros da Covid-19 nessas cidades. No sábado, os casos confirmados apareciam em 72 municípios do interior de Pernambuco, enquanto nesta segunda os casos estavam distribuídos em 86 cidades, além do arquipélago de Fernando de Noronha. Segundo o secretário de Saúde André Longo, a expansão do novo coronavírus pelo estado segue o fluxo da BR-232, a principal rodovia de Pernambuco a ligar o Litoral ao Sertão pernambucanos.

“Temos acompanhado pelo mapa a disseminação dos casos e chama a atenção o avanço da doença para o interior. Sabemos que o novo coronavírus vai chegar a todas as regiões do estado, e vai chegar com um certo grau de mortalidade. Mas ao mesmo tempo acompanhamos o mapa do índice de isolamento social e é lamentável que haja um relaxamento tão grande (em relação às medidas de isolamento social), talvez alimentado pela falta de expectativa de que a doença vai ficar só na capital ou na Região Metropolitana do Recife. 

O problema é que, como o estado não contava com o avanço tão rápido da doença pelo interior, grande parte dos leitos previstos para as outras três macrorregiões de Pernambuco ainda não está estruturada. “Neste primeiro momento, ficou concentrada a ampliação dos leitos na RMR, que é onde estão 80% dos casos. Mas é fato que precisamos estruturar melhor as outras três macrorregiões”, confessou André Longo. Segundo ele, 100 leitos já foram abertos no interior, sendo 41 de UTI. “Os outros leitos abertos são de estabilização, com estrutura para que se possa estabilizar o doente para ele ser transferido de forma adequada para um hospital regional ou para a capital”, explicou o secretário. 

Em Caruaru e Garanhuns, que estão localizados na segunda macrorregião de Pernambuco, foi publicado nesta segunda-feira (20) o edital para a construção do hospital de campanha de Caruaru, que ficará anexo ao Mestre Vitalino. A nova estrutura deve entrar em operação, de acordo com previsão do estado, em até 20 dias. “Mas em Caruaru já estamos usando a estrutura do Mestre Vitalino, com 20 leitos de UTI instalados. Temos previsão de inaugurar mais dez leitos de UTI nos próximos dez dias”, prometeu o secretário de Saúde de Pernambuco. A expectativa é de que Caruaru tenha, até maio, 176 leitos dedicados à Covid-19. Já em Garanhuns, o planejamento é de 80 leitos. 

“Na terceira macrorregião do estado, em Serra Talhada, estaremos entregando até o fim do mês parte da estrutura do Hospital do Sertão Eduardo Campos, com 56 leitos, sendo administrado pela Organização do Tricentenário. Lá será a base para começarmos a atender os casos da região do Sertão Central. Também há previsão para, nos próximos dias, lançar um edital para mais leitos de um hospital de campanha que ficará anexo ao Hospital Eduardo Campos, totalizando em torno de 150 leitos nos primeiros 15 dias de maio”, contabilizou André Longo. 

Na região do Araripe, a previsão é de 50 leitos novos em Araripina, sendo 10 de UTI. E pelo menos 30 novos leitos de UTI em Petrolina, além de um hospital de campanha que deverá ser erguido anexo ao Hospital de Urgências e Traumas. “Estamos em negociação com a reitoria da Univasf, que administra o Hospital de Urgências e Traumas, e com a Prefeitura de Petrolina, para que a gente possa montar um complexo junto a esse hospital. Ainda estamos ampliando os serviços da nossa Unidade de Pronto Atendimento em Petrolina e contratando leitos privados junto ao NeuroCardio e ao Hospital Memorial, ambos em Petrolina, para dotar a região de pelo menos 200 novos leitos no enfrentamento à Covid-19”, afirmou André Longo. 

Veja os 14 municípios a aparecer pela primeira vez com casos confirmados da Covid-19

1 - Vicência
2 - Sirinhaém
3 - Alagoinha
4 - Altinho
5 - Poção
6 - Caetés
7 - Jupi
8 - Custódia
9 - Jatobá
10 - Pedra
11 - Tupanatinga
12 - Itapetim
13 - Tuparetama
14 - Ferreiros

Por: Rosália Vasconcelos do Diário de Pernambuco

Comentários

Anterior Proxima Página inicial
Blog do Ivonaldo Filho - Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.