Um mês após primeiros registros, Pernambuco tem 960 casos e 85 mortos


Neste domingo de Páscoa (12) estamos há exatos um mês da confirmação dos dois primeiros casos da Covid-19 em Pernambuco, segundo boletim oficial divulgado pela Secretaria estadual de Saúde neste domingo (12). Nesses últimos 30 dias, o estado saltou de dois para 960 pacientes positivos para o novo coronavírus. Apesar desse crescimento, os números estão bem longe de representar a realidade.

Em coletiva na semana passada, o médico e secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, chegou a afirmar que os casos testados e confirmados chegam a representar apenas uma média de 15% a 20% do total de infectados no estado, que podem chegar a mais de seis contaminados em Pernambuco. Cerca de 80% de casos reais contaminados pelo novo coronavírus dizem respeito aos pacientes com sintomas gripais leves e/ou assintomáticos, que não estão sendo testados. Esses pacientes representam um dos maiores desafios dos governos atualmente, por serem um dos maiores vetores de transmissão do vírus. 

O secretário estadual de Saúde, André Longo, justificou que nas duas últimas semanas Pernambuco vem aumentando a curva da Covid-19, quando o estado começou a ampliar a capacidade de testagem. Essa ampliação foi possibilitada, entre outros, pela parceria do Governo do Estado com a Fiocruz do Rio de Janeiro e com o Instituto Aggeu Magalhães, vinculado à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pernambuco tem hoje cerca de seis mil kits de testagem, sendo disponibilizada uma média diária de 300 testes, parte destinada a profissionais de saúde e de segurança. Por: Rosália Vasconcelos do Diário de Pernambuco.

Comentários

Anterior Proxima Página inicial
Blog do Ivonaldo Filho - Todos os Direitos Reservados. Tecnologia do Blogger.