O relatório Reuters Digital News Report, lançado nesta 3ª feira (16.jun.2020) mostra pela 1ª vez as redes sociais à frente da TV como fonte de informação para os brasileiros. São 67% os que dizem usá-las para se informar e 66% os que citam a televisão. Foi o que informou o Poder 360.
A categoria online é citada por 87% e lidera como fonte
de notícias acessada pela maior parcela dos brasileiros. Isso inclui redes
sociais e veículos que são apenas on-line, como o jornal digital Poder360.
Só 23% dizem se informar por jornal impresso. Em 2013, quando o estudo começou,
eram 50%.
O Facebook é a rede social mais usada pelos brasileiros
para se informar: 54% afirmam ler notícias pela plataforma. O Youtube (usado
por 45%) cresceu no último ano e ameaça a vice-liderança do WhatsApp (48%), que
caiu 5 pontos percentuais de 2019 a 2020.
27% PAGAM POR NOTÍCIAS ON-LINE
O relatório também mostra 1 aumento no percentual de
pessoas que pagam por notícias on-line no Brasil. Foram 27% que afirmaram ter
pagado algum conteúdo, contra 22% em 2019. É mais que em países como Estados
Unidos (10%) e Argentina (11%).
O alto percentual pode ser explicado pelo fato de que o universo de entrevistados da pesquisa é só de pessoas que acessaram notícias no último mês, o que pode causar distorções em países como o Brasil. O próprio levantamento também menciona o Brasil como 1 dos países onde o resultado pode mudar porque a amostragem tende a ser mais urbana do que em outros lugares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário