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quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Após inúmeros protestos, pontes no trevo do Ibó e Belém de São Francisco na BR-316 são alargadas no Sertão


Obras de ampliação das pontes no trecho entre o trevo do Ibó e Belém do São Francisco, no Sertão (Foto: Jadir Souza/ TV Grande Rio)

As pontes estreitas localizadas na BR-316, no trecho entre o trevo do Ibó e Belém do São Francisco, no Sertão pernambucano, já causaram vários acidentes graves na rodovia. Há três meses começaram as obras de ampliação e a previsão de conclusão é setembro deste ano.

Esta é uma reivindicação antiga de quem trafega pelo local. Por várias vezes, estudantes que fazem faculdade em Belém do São Francisco e motoristas realizaram protestos pedindo o alargamento das pontes. No final do ano passado houve uma mobilização com bloqueio da rodovia devido a um grave acidente em uma das pontes, que causou a morte de quatro pessoas no dia 16 de maio deste ano.

Dois dias antes, 14 de maio, um subcomandante do 3º Batalhão de Polícia Militar em Juazeiro, na Bahia, morreu também no trecho da BR-316. O carro dele bateu em um muro de proteção de uma das pontes próximos ao riacho.

O medo dos condutores é porque as antigas pontes mediam pouco mais de 6 metros de largura, o que só permitia a passagem, com segurança, de um veículo por vez. O motorista Alfredo Antônio da Silva relata que o trecho é perigoso. “Eu passava por aqui rezando, principalmente à noite. Toda a insegurança é causada pelas pontes estreitas”, relata.

Com a obra, quatro pontes estão sendo alargadas. Todas as estruturas antigas foram demolidas para dar lugar a túneis de concreto. “Neste momento as pontes estão sendo alargadas, ficando o dobro da largura existente, quase 13 metros cada uma, o que vai proporcionar os motoristas uma maior segurança”, explica o supervisor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Floresta, Aderson Machado de Oliveira.

Para a reforma está sendo utilizado uma técnica nova com caixas de concreto. O investimento  é do Governo Federal e está orçado em R$ 1, 822 milhão. “São pré-moldados fáceis de colocar e de fazer a execução”. De acordo com Aderson do Dnit, o prazo contratual da obra é de seis meses. “Estamos querendo terminar em quatro. Portanto, a finalização está prevista para o final de Setembro”, destaca.


Durante esse período os condutores de veículos precisam redobrar a atenção. É que estão sendo usados desvios das obras. Os locais foram sinalizados com placas e redutores de velocidade.

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