A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) foi a empresa
que recebeu o maior número de reclamações no Procon, no último mês. O balanço
divulgado pelo Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor indica que foram
128 registros nos pontos de atendimento, 30 a mais que no mês de junho.
Entre as queixas principais estão: cobranças abusivas e
eletrodomésticos que deixaram de funcionar devido à instabilidade de
fornecimento de energia. Esse foi o caso do aposentado Humberto Pereira
Cavalcanti. De acordo com ele, há quase nove meses, seu computador queimou
devido a uma sobrecarga de energia.
Ainda segundo ele, foram vários telefonemas e mais de 40
e-mails enviados para a ouvidoria da empresa. “Eles não falaram nada. Apenas
ouviram e registraram a queixa. Me disseram que receberia uma resposta entre 10
a 15 dias, e até agora nada”, explica. O jeito foi registrar a queixa direto na
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Celpe
Sobre a reclamação de Humberto Cavalcanti, a Celpe
esclareceu, por meio de nota, que a solicitação de ressarcimento por danos
elétricos apresentou inconstâncias e não obedecia aos critérios estabelecidos
pela Aneel. A empresa ainda informou que uma equipe foi à residência do
cliente, mas nenhum equipamento foi apresentado para vistoria, e por isso a
solicitação foi arquivada.
Sobre estar no topo do ranking de reclamações do Procon-PE,
a Celpe se defendeu dizendo que as queixas registradas representam menos de 1%
do universo de mais de 3 milhões de consumidores.
Por TV Jornal
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