Páginas

sexta-feira, 29 de março de 2019

Rússia diz que seus militares ficarão o tempo necessário na Venezuela

Imagem: Maxim Shemetov/Reuters

A Rússia afirmou nesta quinta-feira que as tropas que chegaram nos últimos dias à Venezuela permanecerão no país "o tempo que for necessário" para o regime de seu aliado Nicolás Maduro.


Um dia depois das advertências do presidente americano Donald Trump sobre a presença russa em território venezuelano, a chancelaria russa declarou que os militares enviados a Caracas são "especialistas russos".

"Eles estão trabalhando na implementação dos acordos assinados no campo da cooperação técnica e militar. Quanto tempo levará? Enquanto for necessário para o governo venezuelano", declarou aos jornalistas a porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova.

Segundo a porta-voz, a presença de russos na Venezuela não é uma ameaça.

"A Rússia não infringiu nada, nem os acordos internacionais, nem o Direito venezuelano. Ela não muda o equilíbrio de forças na região e não ameaça ninguém, diferentemente de Washington", ressaltou Zakharova.

A porta-voz classificou as críticas de autoridades americanas esta semana de "tentativa arrogante de ditar para Estados soberanos como têm de se relacionar entre eles".

"Nem Rússia nem Venezuela são províncias dos Estados Unidos", insistiu.

Enquanto os Estados Unidos reconhecem Juan Guaidó como presidente interino do país e exigem a saída de Nicolás Maduro, a Rússia acusa os americanos de tentarem organizar um golpe de Estado no país.

Na quarta-feira, o presidente americano, Donald Trump, pediu à Rússia que saia da Venezuela, após a tensão criada pelo envio de militares e material russos para Caracas.

A União Europeia (UE), por sua vez, fez uma advertência nesta quinta-feira contra qualquer ação que possa agravar a situação na Venezuela.

Fonte: AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário