Páginas

segunda-feira, 17 de junho de 2019

Ações para as Unidades de Referência do Dom Hélder são intensificadas em Serra Talhada


Técnicos do escritório do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), em Serra Talhada, realizaram visita técnica a propriedade rural dos agricultores de Nicomedes e Dona Lucia de Fatima, no Sitio Joazeirinho, na quarta-feira (12). Participaram o supervisor regional de Extensão Rural, Tito Ferraz, e os extensionistas Adriano, Américo e Antônio Pereira. A informação é do Núcleo do Ipa.

 O imóvel está entre os selecionados como Unidade de Referência, entre os 196 que recebem assistência técnica pro meio do Projeto Dom Hélder. A visita teve como objetivo prestar orientações acerca do cultivo de hortaliças, principal atividade explorada, trabalhar a conservação do solo, noções de adubação, confecção de canteiros e o manejo do equipamento de irrigação. Na ocasião, além do georeferenciamento da área, também foi realizado um levantamento das necessidades de modernização e ampliação do equipamento de irrigação e a aquisição de alguns componentes a exemplo de micro aspersores, tubulações, mangueiras e alguns anéis de borracha para evitar vazamentos e desperdício de água e consequentemente diminuir custos.

A família já possui sistema de bombeamento com capacidade para atender as necessidades atuais e a ampliação. Para viabilizar a instalação, os técnicos já estão levantando os custos e preparando um proposta simples para viabilizar a atividade e consolidar o imóvel de fato como referência, sendo exemplo a ser seguido por outras famílias do município. Também será detectada a necessidade de realizar a análise do solo das áreas que estão e que serão cultivadas para proporcionar uma nutrição mais eficiente e aliado a práticas como utilização plantas repelentes, cordões de proteção e utilização de sementes certificadas, prevenir o aparecimento de doenças e imprimir maior rentabilidade. As atividades já são conduzidas, praticamente, sem a utilização de agrotóxico e a ideia é consolidar essa posição trabalhando as boas práticas de cultivo e de produção sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário