Páginas

terça-feira, 4 de junho de 2019

Pernambuco já registrou mais de 5 mil incidentes com escorpiões em 2019


Pernambuco registrou 5.354 incidentes com escorpiões, 878 com abelhas, 425 com serpentes e 119 para aranhas de janeiro a abril deste ano, de acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) e apontam para uma média de 44,6 casos de picada de escorpião por dia no período.

Em entrevista ao programa Passando a Limpo nesta terça-feira (4), o veterinário Doralécio Lins e Silva afirma que o número, apesar de alto, não é surpreendente.

“Eu costumo dizer sempre que, se eu fosse um escorpião, eu adoraria viver em Pernambuco, principalmente no Recife. Uma cidade quente, úmida e, acima de tudo, suja. Uma cidade sem saneamento básico, um lugar onde todo mundo tem fossa. E isso traz a barata, que é o principal alimento desse animal [escorpião]”, disse.

O número deste ano é próximo ao registrado nos quatro primeiros meses de 2018, quando o estado computou 5.648 casos envolvendo escorpiões, com média de 47 casos por dia no período.

De janeiro a abril do ano passado, foram também 872 incidentes com abelhas, 340 com serpentes e 118 para aranhas notificados à secretaria de saúde. A informação é da Rádio Jornal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário