Os estados do Nordeste que tiveram praias sujas de petróleo cru irão denunciar o caso à
Polícia Federal e ao Ministério Público Federal. A decisão foi tomada na tarde
desta terça-feira (1º), após reunião na vice-governadoria de Pernambuco com o
Ibama, Marinha e representantes das agências estaduais de meio ambiente do
Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe e PE. Apesar de não
estarem presentes na reunião, Maranhão e Piauí também assinarão a denúncia,
junto aos outros. Independentemente do resultado da investigação, há o
entendimento de que se trata de um crime ambiental, já que o dano à natureza já
foi consumado.
Ao todo, 114 locais foram poluídos pelo material. “Se fosse
um acidente, o responsável já teria comunicado às autoridades e procurado
ajuda. Os seis estados presentes nessa reunião decidiram e vamos oficiar a PF e
o MPF, para que se identifique a fonte causadora e para que isso não traga
danos à economia, à população e, principalmente, ao meio ambiente”, afirma o secretário
de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco, José Bertotti.
Segundo Bertotti, há duas hipóteses para o espalhamento de
petróleo nas praias. A primeira é que possa ter sido causada pela lavagem do
lastro de um navio, crime ambiental comum em outras épocas. Já a outra tese é
de acidente com navio, que não teria sido comunicado às autoridades.
A análise do material é realizada pela Marinha. Até o
momento, foram coletados mais de 40 amostras de conteúdo nos oito estados
afetados (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco,
Alagoas e Sergipe). No caso de PE, PB, AL e RN, os testes atestam ser petróleo
cru. As outras localidades ainda aguardam anúncio dos resultados.
“Temos a identificação de todos os navios que passam pela
costa brasileira. Vamos identificar, em um espaço amostral, quais os navios que
passaram, ver as características deles e as embarcações suspeitas serão
notificadas, para que apresentem amostras e possamos checá-las em nosso banco
de dados”, pontua Maurício Bravo, capitão dos portos de Pernambuco. “É difícil,
mas é possível chegar ao responsável pelo dano, desde que as amostras dos
navios sejam coletadas”, acrescenta. A informação vem do Diário de Pernambuco desta quarta-feira.
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