Páginas

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Paulo Câmara entrega 400 certificados de conclusão de cursos pelo Programa Juventude Presente


O governador Paulo Câmara realizou, nesta quinta-feira (24.10), a entrega de 400 certificados de conclusão de cursos profissionais para jovens pernambucanos participantes do Juventude Presente, no auditório do Cais do Sertão, no Bairro do Recife. Os beneficiários fazem parte das 30 mil vagas de qualificação oferecidas pelo programa. Ao lado do secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Cloves Benevides, o governador destacou a importância da oportunidade para esse público.

“Temos um trabalho que está muito mais estruturado agora, a partir da criação da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas. Podemos buscar dar alternativas à juventude, principalmente, de cursos de qualificação. Com esses cursos, eles podem ter oportunidades de emprego de maneira mais profissional”, apontou Paulo Câmara.

“Nós certificamos todos os que fizeram os cursos, em uma ação preventiva, de reinserção, que utiliza qualificação profissional como elemento forte para melhorar as trajetórias, para fortalecer a atuação do jovem no enfrentamento à violência, na obtenção de oportunidades”, complementou Cloves Benevides.

Os beneficiados são jovens com idade entre 15 e 29 anos, que foram qualificados nos cursos de vendas, atendimento em turismo, informática, assistente administrativo, farmácia, barbearia, design de sobrancelhas, refrigeração, manutenção de motos, entre outros. Os cursos são de curta duração e baixa exigência, para permitir uma maior participação da juventude.

A estudante Sthella Vitória, de 15 anos, participou do curso profissionalizante em Administração. Aluna do Ginásio Pernambucano, na Rua da Aurora, e moradora do bairro da Boa Vista, ela elogiou a iniciativa, que considerou importante para a tomada de decisão sobre qual carreira seguir.

“O curso foi bom, me deu uma visão geral da área. Mostrou o que eu posso fazer dentro de uma empresa, se eu quiser abrir um negócio, etc. Eles realmente dão uma noção para que eu possa pensar no meu futuro. Em quatro sábados, deu para ter uma ideia do que eu posso fazer”, explicou Sthella, que pretende fazer outros cursos, como o de Enfermagem, para conhecer a área. A estudante ainda tem dúvidas sobre a universidade que deseja ingressar.

A linha de qualificação profissional do Juventude Presente, lançada em maio, oferece cursos gratuitos em parceria com empresas reconhecidas no setor, como a Prepara Cursos, Instituto Embelleze, Grau Técnico, Microlins, Nível A, Max Cabeleleiros e Cebrac. Mais de 12 mil jovens já se inscreveram, mas quem ainda não fez, pode procurar, diariamente, das 8h às 12h e das 13h às 16h, as Estações Regionais do Juventude Presente em Santo Amaro, Cajueiro, Afogados e Ibura, no Recife; Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes; no Paulista, em Caruaru e em Petrolina.

Aos sábados, das 8h ao meio-dia, as inscrições ocorrem durante as Ações de Cidadania, realizadas nos diversos bairros e municípios atendidos pelo programa Governo Presente. Para se inscrever, é preciso apresentar RG, CPF e comprovante de residência. A prioridade é para jovens residentes nas áreas de atuação do programa, mas moradores de outros territórios também podem participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário