Próximo de completar um ano à frente do INSS (Instituto
Nacional do Seguro Social), o procurador federal Renato Vieira, 17º presidente
do órgão, diz que o INSS precisou passar por grande transformação para
equilibrar a demanda crescente diante da necessidade de economizar e da redução
no quadro de servidores.
Para 2020, Vieira não descarta o fechamento de agências do
órgão consideradas ineficientes e prevê colocar no ar a prova de vida
-procedimento hoje feito nas agências bancárias- por meio da biometria e do
reconhecimento facial ainda no primeiro semestre.
Um dos eixos desse equilíbrio, afirma o presidente do INSS,
foi atualizar o funcionamento do instituto, que, segundo ele, ainda mantinha o
modelo de atendimento igual ao da década de 1990.
"As necessidades da sociedade mudaram desde a década
passada até 2019, 2020. Com a tecnologia, diversas outras instituições se
transformaram. O melhor exemplo são as instituições financeiras. Os bancos
passaram por um amplo processo de transformação digital desde 20 anos para
cá", diz Vieira.
O atendimento massivamente presencial, a necessidade de
agendamento, os processos físicos e a baixa especialização na análise de
benefícios eram características, afirma ele, de um órgão que não se
atualizou.
"Por incrível que pareça, o INSS, com toda a
complexidade que tem, pelo tamanho, importância e recursos, não tinha processo
administrativo eletrônico ainda, assimétrico com grande parte do governo
federal", diz.
A partir de maio deste ano, o instituto iniciou a implantação
de uma das três estratégias definidas como prioritárias no que o presidente
considera a reorganização do órgão. Em seis meses, quase 100% dos serviços
foram digitalizados e, em outubro, apenas 10% dos atendimentos para
requerimentos foram feitos presencialmente.
O presidente do INSS atribui à boa recepção o grande volume
de solicitações de maneira remota, pela central telefônica 135 ou pelo Meu
INSS, site que concentra a cesta de serviços. Em outubro, 82,4 mil
requerimentos foram feitos pessoalmente, 442,1 mil, por meio do site, e 287,9
mil, por telefone. Por: FolhaPress
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