Uma pesquisa realizada pela Câmara dos Deputados e pelo
Senado mostrou o Whatsapp como principal fonte de informação dos entrevistados:
79% disseram receber notícias sempre pela rede social.
O ambiente possui mais de 136 milhões de usuários no
Brasil, sendo a plataforma mais popular juntamente com o Facebook.
Depois do Whatsapp, outras fontes foram citadas, misturando
redes sociais e veículos tradicionais na lista dos locais onde os brasileiros
buscam se atualizar. Apareceram canais de televisão (50%), a plataforma de
vídeos Youtube (49%), o Facebook (44%), sites de notícias (38%), a rede social
Instagram (30%) e emissoras de rádio (22%). O jornal impresso também foi citado
por 8% dos participantes da sondagem e o Twitter, por 7%.
No caso da televisão, o percentual foi maior entre os mais
velhos: 67% dos consultados com mais de 60 anos disseram se informar sempre por
esse meio, contra 40% na faixa entre 16 a 29 anos.
Já o Youtube apareceu como mais popular entre os mais
jovens. Os que afirmaram ver vídeos sempre na plataforma chegaram a 55% na
faixa de 16 a 29 anos, contra 31% entre os com 60 anos ou mais.
No caso do Instagram, a diferença é ainda maior. Entre os
jovens, 41% relataram buscar informações sempre na rede social. Já na faixa dos
60 anos ou mais, o índice caiu para apenas 9%.
A pesquisa também avaliou os hábitos dos entrevistados nas
redes sociais. O tipo de ação mais comum foi a curtida de publicações, ato
realizado sempre por 41% dos participantes da sondagem. Em seguida, vieram
compartilhamento de posts (20%), publicar conteúdos (19%) e comentar
mensagens de outros (15%). Por Jonas Valente – Repórter da Agência Brasil
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