Páginas

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Aposentado que ganha salário mínimo tem reajuste menor que quem ganha mais

Resultado de imagem para Aposentado que ganha salário mínimo tem reajuste menor que quem ganha mais"

Do UOL, em São Paulo

Os aposentados e pensionistas do INSS que recebem um salário mínimo devem ter, neste ano, um reajuste menor do que os segurados que ganham acima do piso nacional.

No começo do ano, o presidente Jair Bolsonaro editou uma medida provisória que aumentou o salário mínimo de R$ 998 para R$ 1.039 em 2020, com um reajuste de 4,1%. O salário mínimo é usado como valor mínimo para aposentadorias, pensões e BPC (Benefício de Prestação Continuada) pago a idosos e deficientes de baixa renda.

Para aposentadorias e pensões acima de um salário mínimo, o reajuste ficou em 4,48%, segundo o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) acumulado em 2019, divulgado nesta sexta-feira (10) pelo IBGE.

Portanto, o aumento de quem recebe mais do que o salário mínimo (4,48%) ficou maior que o reajuste dos segurados que ganham um salário mínimo (4,1%).

Isso já aconteceu antes
Essa não é a primeira vez que o índice de reajuste para quem ganha um salário mínimo é menor do que o de quem recebe uma aposentadoria maior.

Para citar casos recentes, o reajuste para aposentadorias acima do salário mínimo em 2017 foi de 6,58% (considerando o INPC acumulado de 2016). Para quem ganhava o piso nacional, o aumento foi de 6,48%.

Em 2018 aconteceu o mesmo. Com base no INPC de 2017, o aumento foi de 2,07% para quem ganhava mais do que o piso, contra 1,81% do salário mínimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário