Páginas

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

IPA irá promover palestra sobre acidentes com animais peçonhentos


O Instituto Agronômico de Pernambuco irá promover uma palestra sobre “Acidentes com animais peçonhentos”, na terça-feira (04/02), no auditório do IPA. A palestra é uma iniciativa dos departamentos de Segurança do Trabalho e de Gestão de Pessoas, em virtude da preocupação com público integrante do Instituto Agronômico, na cidade e também na Zona Rural. A palestra será realizada pela médica toxicologista e coordenadora do Ceatox/PE, Maria Lucineide Porto Amorim. Além de servidores do IPA, estudantes Também podem participar.

Durante a palestra a toxicologista vai explicar os cuidados que se devem tomar após um acidente com animais peçonhentos. Os acidentes ofídicos foram incluídos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) na lista das doenças tropicais negligenciadas que acometem na maioria das vezes, populações pobres que vivem em áreas rurais. 

Além disso, devido ao alto número de notificações, esse agravo (acidentes por animais peçonhentos) foi incluído na Lista de Notificação Compulsória do Brasil, ou seja, todos os casos devem ser notificados ao Governo Federal imediatamente após a confirmação. A medida ajuda a traçar estratégias e ações para prevenir esse tipo de acidente.

Acidente com escorpião é o envenenamento provocado quando um escorpião injeta veneno através de ferrão (télson). Os escorpiões são representantes da classe dos aracnídeos, predominantes nas zonas tropicais e subtropicais do mundo, com maior incidência nos meses em que ocorre aumento de temperatura e umidade.

IMPORTANTE:  Animais peçonhentos gostam de ambientes quentes e úmidos e são encontrados em matas fechadas, trilhas e próximo a residências com lixo acumulado. Manter a higiene do local é evitar acúmulo de coisas é a melhor forma de prevenir acidentes. Todas essas informações serão detalhadas durante o encontro. A informação vem do Núcleo do IPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário