Páginas

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

Programa Ganhe o Mundo leva estudantes para os EUA no primeiro embarque de 2020

 (Foto: Pedro Menezes/Divulgação)

O primeiro embarque do Programa Ganhe o Mundo de 2020 aconteceu nesta quarta-feira (8), quando 47 estudantes viajaram para os Estados Unidos. Os alunos da rede estadual de ensino de Pernambuco irão estudar inglês durante um semestre letivo no exterior. Os intercambistas se despediram das famílias durante a manhã, no Aeroporto Internacional do Recife, na Imbiribeira. 

A família de Alex Bispo, 16 anos, já tem experiência em intercâmbio. Ele é o segundo filho a embarcar para estudar fora. O irmão Lucas viajou pelo PGM para o mesmo destino há dois anos e foi deixar Alex no aeroporto. “O mérito é todo nosso, pois fomos atrás para estudar e focamos muito no nosso objetivo. Meu irmão me ajudou bastante e hoje estou aqui, partindo para um dos melhores destinos de língua inglesa. Pretendo voltar com a bagagem cheia de aprendizado”, disse o estudante da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Augusto Gondim, de Goiana.


David Oliveira de Moura, estudante da EREM Deolinda Amaral, de Lajedo, desde pequeno estuda inglês auxiliado por filmes, jogos de videogame e quadrinhos. Apesar de ser praticamente fluente no idioma, o adolescente não esperava a aprovação. “Eu fiz a prova, mas nunca acreditei de verdade que ia passar. Ainda não acredito. A primeira coisa que quero fazer quando chegar lá é conhecer a minha família, fazer novos amigos e, claro, aprimorar o idioma e voltar com um monte de ideia para ajudar a minha escola e minha cidade”, frisou. 

O secretário de Educação e Esportes do Estado, Fred Amancio, acompanhou o embarque. “É sempre uma festa começar o ano com um grupo grande de intercambistas viajando”, destacou. Na ocasião, estavam presentes, também, o cônsul geral dos Estados Unidos da América, John Barret, o cônsul de diplomacia pública dos Estados Unidos, Daniel Stewart, e a superintendente do Programa Ganhe o Mundo, Renata Serpa, além de uma banda marcial que fez a festa das famílias dos estudantes.

O programa Ganhe o Mundo foi instituído em Pernambuco em 2011, por meio da lei número 14.512. Os primeiros embarques ocorreram em 2012, em agosto, para os Estados Unidos e Canadá. Neste ano, Pernambuco anunciou a inclusão da Inglaterra como destino. Com isso, serão oferecidas vaga de intercâmbio em 10 países. Desde a criação, mais de 7,5 mil alunos viajaram ao exterior custeados pela iniciativa. Foi o que informou o Diário de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário