Páginas

quarta-feira, 4 de março de 2020

Paralisação de motoristas e cobradores da Caxangá deixa passageiros sem ônibus

Ônibus da empresa Caxangá estacionados na garagem, no bairro de Peixinhos, em Olinda — Foto: Elvys Lopes/TV Globo

Uma paralisação realizada por motoristas e cobradores da empresa Caxangá para realização de uma assembleia da categoria causou dificuldades para passageiros na manhã desta quarta-feira (4). Os ônibus, que deveriam sair às ruas desde às 5h, estavam estacionados na garagem da empresa, que fica na Avenida Transamazônica, no bairro de Peixinhos, em Olinda, até por volta das 7h (veja vídeo acima).

Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, o Terminal Integrado (TI) Xambá foi afetado e não funcionou no começo da manhã. Com 48 linhas, a empresa Caxangá atende toda a cidade de Olinda e a Zona Norte do Recife, transportando cerca de 85 mil pessoas por dia.

Alguns passageiros desistiram de seguir viagem, como Thais Andressa, de 27 anos. "Não tem ônibus nenhum na rua. Então, voltei pra casa. Fiquei de 4h40 às 5h30 esperando na parada", contou.

Outras pessoas optaram por seguir para terminais que tinham linhas operadas por outras empresas. "Cheguei às 4h50 no terminal de Passarinho e estou indo agora para a 'BR', às 6h, para tentar chegar no Cabo do Santo Agostinho", disse Paulo Sales, de 32 anos.

A mobilização aconteceu para a realização de uma assembleia da categoria. "As formalidades foram cumpridas. Nós publicamos nas redes sociais para fazer as assembleias setoriais e reafirmar o que havia sido aprovado recentemente na sede do Sindicato dos Rodoviários, que é o fim da dupla função", informou o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Aldo Lima.

De acordo o representante da categoria, a discussão começou com a empresa Caxangá "porque é uma empresa que está avançando muito na retirada dos cobradores". "É uma assembleia, não um protesto. Apenas uma discussão com votação. Que seja respeitada a decisão soberana dos trabalhadores", disse Aldo.

A previsão repassada pelos trabalhadores era de que a assembleia seria concluída e os ônibus voltariam a circular a partir das 7h30. Por G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário