Páginas

quinta-feira, 16 de abril de 2020

Covid-19: Em dia com novo recorde diário de casos e mortes, PE registra óbitos de jovens de 18 e 22 anos


Pernambuco bateu um novo recorde diário em relação à Covid-19 nesta quarta-feira (15) com 28 mortes e 200 casos confirmados em 24 horas. Agora, o estado totaliza 143 óbitos e 1.484 infectados. Entre as mortes registradas no novo boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), estão as de duas mulheres de 18 e 22 anos. O boletim aponta um total de 68 pacientes já recuperados da doença.

O aumento recorde nos números de casos confirmados e de mortes é, na avaliação do secretário estadual de Saúde, André Longo, resultado de dois fatores. "Além da progressão da própria doença, também é reflexo do aumento da nossa capacidade de testagem, que mais que triplicou desde que o Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco) iniciou a realização de testes no estado", disse. 

O secretáro reforçou a necessidade de a população cumprir as medidas de distanciamento social. "Temos visto um relaxamento no interior do estado. Vai chegar ao interior, então precisamos do apoio da população. Não acreditem em fake news ou em planos mirabolantes. Você ou uma pessoa que você gosta pode ser atingida e pode faltar o leito que ela precisa", frisou.


Segundo Longo, o estado vai receber 16 mil exames RT-PCR (da sigla em inglês para transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase) da Fiocruz do Rio de Janeiro. Desses, 6 mil já estão em Pernambuco e 10 mil devem chegar nesta quinta-feira (16). "Um avião está indo buscar a quantidade que ainda está faltando, pois tivemos um problema com a logística da entrega", explicou André Longo. 

Esse tipo de teste transforma o RNA do vírus em DNA. Em seguida, a molécula que transmite o código genético é ampliada utilizando fitas de DNA simples. É observado se há sinais do vírus nas amostras. Se for positivo, é confirmada a suspeita de coronavírus. 
Por: Anamaria Nascimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário