Páginas

sábado, 2 de maio de 2020

Pernambuco mantém liderança nacional na transparência de dados sobre o novo coronavírus


Pela quinta vez consecutiva, Pernambuco desponta na liderança em transparência na divulgação de informações sobre o enfrentamento à Covid-19, de acordo com a nova rodada da pesquisa feita semanalmente pela seccional brasileira da Open Knowledge International (OKBR) – organização não-governamental presente hoje em 66 países, com atuação nas áreas de transparência das gestões e abertura de dados públicos. Esta quinta edição reitera a eficiência do Estado na divulgação dos números, e o coloca no topo da lista, com 98 pontos, no patamar de “alto nível”.

A posição conquistada por Pernambuco se deve à absoluta transparência quanto aos índices de adoecimento, mortalidade e cura, ocupação de leitos, testagem e investimentos, bem como pela divulgação detalhada de cada ação implementada pelo Governo do Estado no combate à pandemia do novo coronavírus. Todos os dias, boletins de saúde são liberados e ficam acessíveis à população no site www.pecontracoronavirus.pe.gov.br. Na atual rodada do levantamento, Pernambuco aparece empatado com Rondônia, que cresceu de desempenho, seguidos de Ceará e Espírito Santo.

A pesquisa da OKBR é baseada em uma série de micro dados divulgados pelos Estados sobre os casos da doença. De acordo com Fernanda Campagnucci, diretora-executiva da OKBR, porém, apenas Amapá, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rondônia têm cumprido à risca a publicação. "Quanto mais detalhados e fáceis de reutilizar, maior o valor dos dados disponibilizados, e mais recompensados tornam-se os esforços empreendidos para coleta e publicação", acrescenta Camille Moura, coordenadora de e Pesquisa da OKBR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário