O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou até o dia 10 de julho o atendimento remoto aos seus segurados e beneficiários em razão da pandemia da covid-19.
A portaria, que normatiza a prorrogação, foi publicada
hoje (22) no Diário
Oficial da União, e prevê o retorno gradual do atendimento presencial
nas agências no dia 13 de julho.
Com a reabertura, serão priorizados, nesta primeira fase,
serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência,
justificação administrativa e reabilitação profissional.
Segundo o INSS, o retorno destes serviços visa dar
celeridade aos processos, uma vez que precisam essencialmente do atendimento
presencial.
Para isso, o segurado deve realizar o agendamento pelo
site ou aplicativo do Meu
INSS ou pelo telefone 135.
“Segurados sem agendamento não serão atendidos nas
agências, para evitar aglomerações, conforme determinações do Ministério da
Saúde”, destacou o INSS, em comunicado.
Os serviços que não estarão disponíveis de forma
presencial neste primeiro momento continuam pelos canais remotos (Meu
INSS e telefone 135).
Além disso, o regime de plantão para tirar dúvidas
continua nas agências enquanto o atendimento presencial não for totalmente
retomado.
Retomada do atendimento nas agências
A retomada do atendimento considerará as especificidades
das 1.525 agências da Previdência Social em todo o Brasil, que deverão oferecer
condições mínimas de segurança sanitária.
Elas também deverão observar as regras de isolamento,
quarentena e outras condições de funcionamento estabelecidas pelos estados,
municípios e Distrito Federal.
Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de
servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do
espaço físico para o adequado distanciamento social, as medidas de limpeza e
desinfecção dos ambientes e os equipamentos de proteção individual e coletiva.
De acordo com o INSS, atualmente 753 agências estão aptas
a voltar a funcionar, o que representa 70% da capacidade de atendimento do
instituto. As unidades que não reunirem as condições necessárias para atender o
cidadão de forma segura continuarão em regime de plantão reduzido para tirar
dúvidas.
Edição: Kleber SampaioA portaria, que normatiza a prorrogação, foi publicada
hoje (22) no Diário Oficial da União, e prevê o retorno gradual do atendimento presencial
nas agências no dia 13 de julho.
Com a reabertura, serão priorizados, nesta primeira fase,
serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência,
justificação administrativa e reabilitação profissional.
Segundo o INSS, o retorno destes serviços visa dar
celeridade aos processos, uma vez que precisam essencialmente do atendimento
presencial.
Para isso, o segurado deve realizar o agendamento pelo
site ou aplicativo do Meu
INSS ou pelo telefone 135.
“Segurados sem agendamento não serão atendidos nas
agências, para evitar aglomerações, conforme determinações do Ministério da
Saúde”, destacou o INSS, em comunicado.
Os serviços que não estarão disponíveis de forma
presencial neste primeiro momento continuam pelos canais remotos (Meu
INSS e telefone 135).
Além disso, o regime de plantão para tirar dúvidas
continua nas agências enquanto o atendimento presencial não for totalmente
retomado.
Retomada do atendimento nas agências
A retomada do atendimento considerará as especificidades
das 1.525 agências da Previdência Social em todo o Brasil, que deverão oferecer
condições mínimas de segurança sanitária.
Elas também deverão observar as regras de isolamento,
quarentena e outras condições de funcionamento estabelecidas pelos estados,
municípios e Distrito Federal.
Cada unidade deverá avaliar o perfil do quadro de
servidores e contratados, o volume de atendimentos realizados, a organização do
espaço físico para o adequado distanciamento social, as medidas de limpeza e
desinfecção dos ambientes e os equipamentos de proteção individual e coletiva.
De acordo com o INSS, atualmente 753 agências estão aptas
a voltar a funcionar, o que representa 70% da capacidade de atendimento do
instituto. As unidades que não reunirem as condições necessárias para atender o
cidadão de forma segura continuarão em regime de plantão reduzido para tirar
dúvidas.
Edição: Kleber Sampaio (Agência Brasil)
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