Páginas

quarta-feira, 22 de julho de 2020

Prefeitura e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente plantam mudas de plantas da Caatinga no terreno da Prefeitura.


Nesta manhã ensolarada desta quarta-feira, o Prefeito Anchieta Patriota, o vice-prefeito Júnior de Mocinha e o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Carnaíba, plantaram mudas de oiticicas e mangueira no terreno que fica atrás da sede da prefeitura e na beira do rio Pajeú.

"Essa é uma ação necessária para recuperação das matas ciliares do nosso rio Pajeú. Além de construirmos as barragens de nível no rio, garantindo assim a sua perenização nessa região do Município, vamos agora fazer uma ampla campanha e ações visando a revitalização deste nosso querido e importante rio na vida de Carnaíba e toda a região", disse o prefeito Anchieta Patriota.                                                                                           

O vice-prefeito Júnior de Mocinha lembrou da infância com a existência das matas ciliares ao longo do rio, destacando: "Recuperar este rio Pajeú tem uma importância grande na economia do município, pois gera trabalho o ano inteiro na agricultura familiar".   

O rio Pajeú tem uma importância cultural, econômica e ecológica para o desenvolvimento sustentável dessa região. Ele é cantado pelos poetas e artistas da região, com destaque para a obra do mestre Zédantas que destacou o rio Pajeú em diversas composições, com destaque para a que ele falou da grandeza desses rios, o Pajeú, o riacho do Navio e o rio da integração nacional, o rio São Francisco. Dizia Zédantas:"(...)Riacho do Navio, corre pro Pajeú e o rio Pajeú, vai despejar no São Francisco e o rio São Francisco vai cair no meio do mar (...)".     

O rio Pajeú tem importância na produção de alimentos da agricultura familiar, pois é ele o grande fornecedor de água para a irrigação que está sendo ampliada graças ao processo de construção de barragens de nível que vem sendo realizada pela prefeitura de Carnaíba.

O problema da escassez das águas tem se ampliado pelo mundo e na região semiárida é uma realidade há muito tempo, porque aqui chove em média considerada baixa para repor o que se consome durante o ano, por isso, tivemos a Transposição das águas do rio São Francisco, a política de cisternas e em Carnaíba está sendo ampliada a rede de construção de poços e de distribuição de água encanada de forma universalizada, nas áreas urbanas e rurais.

Para conservar esse bem extraordinário na vida das pessoas e de todos os outros seres de vida "é importante e urgente que se avance na recuperação das áreas de caatinga que foram degradadas, fazendo plantios de árvores nativas e frutíferas, e das matas ciliares dos rios e riachos", destacou o secretário de agricultura e meio ambiente, Anchieta Alves.

Foram plantadas espécies da caatinga, como a oiticica e o cajueiro, como também, a Mangueira, que embora não seja nativa, está bem adaptada à região. 

Essa ação será ampliada para todas as comunidades do município, para incentivar a produção de alimentos e também a recuperação e desenvolvimento das áreas de caatinga, para que tenhamos um meio ambiente mais equilibrado e que dê suporte no processo de melhor convivência com a caatinga e os problemas históricos de estiagens e secas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário