Páginas

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Caruaru e mais 31 cidades ampliam horário de restaurantes e shoppings

Os municípios que englobam a IV Gerência Regional de Saúde (Geres), no Agreste, que tem Caruaru como cidade polo, poderão avançar para a Etapa 7 do Plano de Convivência com a Covid-19. Os serviços de alimentação e shoppings centers poderão ampliar seu horário de funcionamento para as 22h. Até o momento, esses estabelecimentos funcionam das 10h às 20h (centros de compras) e das 6h às 20h (alimentação). [A relação das cidades da IV Geres está ao fim do texto]

As IV e V Geres formam a Macrorregião 2, que precisou ser dividida para adequação do Plano de Convivência às necessidades e possibilidades para cada gerêcia de saúde. A Geres V, com cidade polo em Garanhuns, não irá avançar na retomada econômica e continuará na Etapa 6. "A V Geres, que engloba o Agreste Meridional, vem apresentando nos últimos 15 dias, ainda um crescimento do número de casos graves, sem redução expressiva nos registros de óbitos, e vai permanecer, ainda nesta semana, na fase em que se encontra", informou o secretário estadual de Saúde, André Longo. 

O anúncio de avanço na IV Geres da Macrorregião 2 também foi feito pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach, que detalhou sobre os motivos da divisão em regiões para avanço no plano de retomada. "Como no Agreste e no Sertão a curva de contaminação demorou um pouco mais para chegar no seu pico, diferente do que aconteceu aqui na Macrorregiao 1 (RMR e Zonas da Mata), cada região se encontra em uma fase diferente. A entrada das etapas será de forma gradual e regionalizada como temos feito", explicou. 

Também não haverá avanço das regras de flexibilização, na próxima semana, para as Macrorregiões 3 e 4, que contemplam as seis regionais de saúde das cidades do Sertão. As IV, X e IX Geres – que têm como cidades polo Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, respectivamente – seguem na Etapa 6. Já a Macrorregião 4 permanece dividida: a VII e a VIII Geres, nas regiões de Salgueiro e Petrolina, respectivamente, continuam na Etapa 6, enquanto a IX Geres, em Ouricuri, permanece na Etapa 4.

Municípios que compõem a IV Geres:
Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim , Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Felix, Caruaru, Cupira, Frei Miguelinho, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Jurema, Panelas, Pesqueira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, São Bento do Uma, São Caetano, São Joaquim do Monte, Tacaimbó, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário