Páginas

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

“Esse esforço conjunto salvou dezenas de milhares de vidas” diz André Longo sobre alinhamento de ações entre Municípios e Estado durante pandemia

Desde o início da pandemia causada pelo novo coronavírus, a Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) é a grande intermediadora entre municípios e governo do Estado. A maioria dos gestores têm se esforçado para alinhar as suas ações de enfrentamento ao coronavírus com os decretos do Governador Paulo Câmara. As Assembleias da Amupe foram um dos principais canais para o alinhamento dessas medidas.

A questão foi tema do terceiro episódio do podcast Pauta Cidadã, da Amupe, que contou com a presença do secretário de Saúde, André Longo e do presidente da Associação e prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota. A parceria entre os entes atingiu uma marca expressiva. Até esta quinta-feira (27), em parceria com o governo federal e estadual, a Amupe já realizou a distribuição de 4,75 milhões de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e 100 mil testes rápidos para todos os 184 municípios pernambucanos.

Quando questionado sobre o trabalho junto para salvar vidas, o secretário André Longo afirmou que a ação foi fundamental. “Sem dúvida, a ajuda da maioria dos gestores do Estado foi fundamental para que a gente não tivesse um cenário ainda mais grave. A participação de todos no processo de compreensão do isolamento social, na conscientização da população foi muito importante pra isso. A gente não tem dúvida de que esse trabalho conjunto salvou milhares de vidas, alguns estudos mostram isso”, comentou o André Longo.

Questionado sobre o papel da Amupe daqui pra frente, o presidente da Associação, José Patriota afirmou que “temos que manter os municípios bem informados. Ao tempo que também temos que dar apoio e promover a luta por recursos, por EPIs, sem esquecer dos pleitos que estão tramitando em Brasília, como a reforma tributária, que é de interesse dos municípios”, completou.

O podcast Pauta Cidadã vai ao ar todas as quarta-feiras, às 17h. Está disponível nas principais plataformas agregadoras de podcast, como Spotify, Google Podcasts, Overcast, Pocket Casts, dentre outras. Você também pode ouvir no site da Amupe, no www.amupe.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário