Páginas

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Indústria pernambucana tem segunda maior alta do Brasil em junho e setor de alimentos se destaca como o melhor resultado nacional no semestre

trabalho realizado pelo Governo de Pernambuco para enfrentar a pandemia vêm mostrando resultados robustos na indústria. Dados da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física do IBGE de junho de 2020, divulgados nesta terça-feira (11/08), registraram um crescimento de 2,8% no mês, no comparativo com o mesmo mês de 2019. A alta marca Pernambuco como o melhor desempenho do Nordeste e o segundo do Brasil no mês. O comportamento local vai na contramão do nacional, que teve retração de 9,0% na mesma base. O dado fica ainda mais relevante quando se analisa a indústria de alimentos. Com o crescimento no Estado em junho 2020, de 13,4% (contra junho/2019), o setor se posicionou como o maior crescimento acumulado do ano do Brasil, de 19,6%. O desempenho foi quase o dobro do segundo colocado, Minas Gerais (11,2%), e cerca de cinco vezes maior que o crescimento nacional, de 3,7%.

“O diálogo com a indústria foi implantado assim que a pandemia se instalou, para que a gente entendesse o cenário e planejasse uma forma de atravessar. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico criou medidas para evitar que a indústria tivesse atividades paralisadas, diferente de outros estados do Nordeste; também criou um comitê de abastecimento, para garantir a distribuição de itens essenciais para os pernambucanos nos pontos de venda e que favoreceu os segmentos de alimentação e de itens de higiene, além de ajustes de ordem fiscal para que os Centros de Distribuição tivessem impulso. Então foi um pacote de ações para que o setor por completo respirasse e mantivesse ritmo de operação”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Bruno Schwambach.

De acordo com a secretária Executiva de Políticas de Desenvolvimento Econômico, Maíra Fischer, o Estado de Pernambuco conta com uma estrutura produtiva robusta e diversificada de indústrias e o setor de alimentos tem sido protagonista no fortalecimento de cadeias existentes e nas políticas de atração de novos empreendimentos industriais para cá. “A instalação da Masterboi, no município de Canhotinho, no Agreste de Pernambuco; a consolidação do polo avícola no Agreste pernambucano e o complexo de Suape, que abriga grandes empresas de alimentos conectando aos principais mercados consumidores do Norte e do Nordeste são exemplos do esforço para atração e manutenção de empresas de influência regional e nacional”, destacou.

No âmbito regional, o segmento liderou a criação de valor agregado do Nordeste, com R$ 6,46 bilhões, e se marcou como a 8ª do Brasil. Também é a que mais emprega trabalhadores do Nordeste, 74.807 pessoas, e a 7ª do Brasil, segundo dados da Pesquisa Industrial Anual (IBGE, 2018). Nesta última pesquisa, o setor conta com um Valor Bruto de Produção (VBP) da ordem de R$ 14,38 bilhões, sendo o 10º do Brasil, que representa 19,7% do VBP de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário