Páginas

sábado, 29 de agosto de 2020

Pernambuco se mantém bem avaliado nos índices de desenvolvimento do CRAS e dos Conselhos municipais da Assistência Social

Nos últimos quatro anos, Pernambuco melhorou sua colocação nos índices de Desenvolvimento dos Centros de Referência da Assistência Social (ID CRAS) e de Desenvolvimento dos Conselhos Municipais (ID Conselho), indicadores nacionais que capturaram a qualidade dos serviços prestados à população e do controle social. No ID CRAS, entre o ano de 2016 a 2019 o Estado saiu da média de 3,08 para 3,52, o que fez o estado avançar cinco posições, saindo do 23º lugar para 18º no ranking. Já no ID Conselho o aumento foi de 15%, o que garantiu o 4º lugar na média dos Conselhos Municipais da Assistência Social do Brasil.

Os números foram publicados recentemente pela Secretaria Nacional de Assistência Social. O ID CRAS é composto por informações que retratam a estrutura física das unidades, as características qualitativas e quantitativas das equipes de Recursos Humanos, bem como os serviços ofertados à população e os respectivos procedimentos mínimos necessários para uma oferta adequada. Já o ID Conselho mede a estrutura administrativa, dinâmica de funcionamento e composição do conselho municipal.

Um dado também positivo é o do Recife, que no ano de 2015 estava com nota 3,0 e,em 2019 foi avaliado com nota 3,4, saindo de 22º lugar para 13º no ranking nacional das metrópoles no ID CRAS.

A análise dos indicadores permite que o Governo do Estado e os municípios desenvolvam estudos para subsidiar o gestor no âmbito da política pública. “Isso traz cenários concretos que ajudam a consolidar e sistematizar políticas públicas de Assistência Social, além de garantir a transparência”, pontua o secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Sileno Guedes.

Segundo o secretário executivo de Assistência Social, Joelson Rodrigues, todos os dados são sistematizados pelo setor de Vigilância Socioassistencial da Secretaria Executiva de Assistência Social, da SDSCJ,  e podem ser acessados por municípios através do SIGAS PE, através do link www.sigas.pe.gov.br/pagina/publicacoes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário